Entenda Como o Sisu Utilizará o Resultado do Enem 2014

Estamos num momento de “calmaria” entre a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio e a divulgação de seu resultado, que vem seguida das edições dos programas do governo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e Prouni (Programa Universidade para Todos). E neste momento os participantes buscam mais detalhes sobre o funcionamento de tais programas, especialmente o primeiro.

Neste artigo explicaremos como o resultado do Enem 2014, que deve ser divulgado nos primeiros dias de 2015, será aproveitado pelo sistema do Ministério da Educação (MEC).

Primeiramente é necessário entender que, diferentemente do que muitos candidatos pensam, o resultado do exame consiste em cinco notas diferentes, sendo uma para cada uma das provas objetivas – Ciências Humanas; Ciências da Natureza; Linguagens e Códigos; e Matemática – mais a Redação.

O Sisu nada mas faz do que conceder uma nota final única para a escolha de instituição / curso do estudante. Para cálculo desse desempenho o sistema utiliza uma fórmula matemática fornecida pela própria universidade em questão, a qual atribui pesos diferentes para cada uma das 5 notas de um candidato, de acordo com o curso escolhido.

Vamos a um exemplo: Suponha que um concorrente se inscreva para Jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Provavelmente as notas dele nas provas de Redação e Linguagens e Códigos terão peso maior do que as provas de Matemática e Ciências da Natureza para a determinação da nota final neste curso. E se este mesmo estudante se inscrever para outro curso na mesma universidade, é muito provável que sua nota final informada pelo sistema seja diferente.

Vale esclarecer ainda que a metodologia para cálculo da pontuação final dos estudantes, bem como a atribuição de pesos para cada uma das provas do Enem conforme cada opção de curso, são responsabilidade integral das instituições participantes do sistema, que somente reproduz o que foi determinado. Inclusive esse cálculo normalmente varia de universidade para universidade.

Agora que você já compreendeu como o Sisu utiliza o resultado do Enem, que tal entender melhor o funcionamento das inscrições e a navegação no sistema? Para isso recomendamos que leia nossa página sobre o assunto.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.