Entenda o Processo de Titulação

Ao realizar a preparação para a prova de química do Enem, é de grande importância que o aluno entenda toda a teoria cobrada neste exame. Apesar disso, algumas atividades laboratoriais podem ser realizadas para complementar este conhecimento e fixar ainda mais o conteúdo, como é o caso da titulação. Dada a importância deste processo, vamos apresentar a seguir os principais conceitos que envolvem o processo de titulação, utilizando também uma questão do Enem para exemplificar como o conteúdo é cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio.

O processo de titulação

A titulação é um processo laboratorial que possui como finalidade determinar a concentração (normalmente em mol/L) de uma solução que contenha um ácido ou uma base. Sendo assim, podemos concluir que a reação química envolvida no processo de titulação é uma reação de neutralização.

Para determinar a concentração molar de uma solução desconhecida durante o processo de titulação, serão necessários três dados de entrada, que são:

  • A concentração molar da substância que será misturada à solução desconhecida;
  • O volume da solução que será utilizada; e
  • O volume da solução desconhecida.

Com isso, podemos determinar a concentração molar da substância desconhecida através da igualdade do número de mols que ocorre na reação de neutralização, ou seja:

É interessante destacar também que a neutralização utiliza indicadores ácido-base, cuja coloração será alterada durante a reação de neutralização. A coloração será alterada no chamado Ponto de Viragem, que é o momento em que indica o momento na qual a solução química será neutralizada. Em nossa próxima publicação, vamos apresentar todas as etapas deste processo importantíssimo, assim como os materiais utilizados no processo de titulação!

Questão do Enem

Como destacamos ao longo da publicação, o processo de titulação é muito importante para a química, sendo um dos processos laboratoriais mais conhecidos e estudados pelos alunos, o que é refletido nas provas do Enem. Para exemplificar como este conteúdo é cobrado pelo exame mais importante do país, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2021 do Enem, que aborda o processo de titulação e outros processos laboratoriais importantes.

“Um técnico analisou um lote de analgésicos que supostamente estava fora das especificações. A composição prevista era 100 mg de ácido acetilsalicílico por comprimido (princípio ativo, cuja estrutura está apresentada na figura), além do amido e da celulose (componentes inertes). O técnico realizou os seguintes testes:

1) obtenção da massa do comprimido; 

2) medição da densidade do comprimido; 

3) verificação do pH com papel indicador; 

4) determinação da temperatura de fusão do comprimido; 

5) titulação com solução aquosa de NaOH.

Após a realização dos testes, o lote do medicamento foi reprovado porque a quantidade de ácido acetilsalicílico por comprimido foi de apenas 40% da esperada.

O teste que permitiu reprovar o lote de analgésicos foi o de número” 

a) 1. 

b) 2. 

c) 3. 

d) 4. 

e) 5.

Alternativa correta: E.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2022!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/