Entenda os Pesos e as Notas Mínimas do Enem no Sisu

Criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) reformulou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao usar suas notas para ingresso em institutos de tecnologia e universidades públicas.

Isso provavelmente você já saiba. Mas e quanto as notas e pesos mínimos do Enem adotados pelas instituições participantes do Sisu? O que são e para que servem? A resposta segue nos próximos parágrafos deste artigo.

Notas Mínimas

Como o próprio nome implica, são as menores pontuações necessárias para que um candidato possa se inscrever num determinado curso de um universidade/instituto. Para a carreira de medicina da universidade X, por exemplo, a nota mínima exigida pode ser 450 para as quatro provas objetivas e 500 na redação.

Desta forma, quem tiver desempenho abaixo em qualquer uma das cinco notas não pode se inscrever neste curso desta universidade. Vale esclarecer que as notas mínimas variam de instituição para instituição e, dentro de uma mesma, ainda há variação nos diferentes cursos.

Pesos das Notas do Enem

Cada instituição tem autonomia para calcular o desempenho final dos candidatos do Sisu com critérios próprios e independentes. Normalmente as universidades atribuem pesos diferenciados para as cinco notas do Enem, de acordo com o curso escolhido. Enquanto uma instituição pode atribuir peso 3 a nota de redação e 1 para ciências da natureza, para jornalismo, nesta mesma universidade engenharia pode atribuir peso 2 para matemática e 1 para linguagens e códigos.

Nesta lógica a tendência é que o desempenho do candidato varie dentro de diferentes cursos numa mesma instituição e também entre cursos iguais em universidades distintas.

Por isso é fundamental ter conhecimento destas regras e do funcionamento do Sisu. Desta forma, quando as inscrições estiverem abertas, você poderá fazer as escolhas em opções que podem potencializar suas chances de aprovação para o curso ou instituição de seu desejo.

Tenha sempre em mente que entender o processo seletivo que vai participar – no caso o Sisu – é tão importante quanto conhecer a avaliação – Enem.

Ainda tem dúvidas? Então assista ao vídeo que o portal infoEnem preparou para você!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.