Especiação por Isolamento Geográfico

Especiação é a base da explicação da teoria evolutiva e da tamanha biodiversidade presente no planeta e, por isso, comumente cobrada nos vestibulares. A especiação por isolamento geográfico ocorre quando um evento extrínseco à uma população impede ou diminui significativamente o fluxo gênico entre esses indivíduos. Vamos supor que um fator extrínseco, como um terremoto, forme uma grande cordilheira separando uma população de geckos, esses por não conseguirem atravessar esse obstáculo, estarão impedidos de acasalar e trocar seus genes. Mas no que isso implica?

Todos os seres vivos são compostos por DNA, essa pequena molécula hereditária, carrega inúmeros genes contendo informações sobre como será um determinado organismo em aspectos morfológicos, fisiológicos e até comportamentais. Entretanto, não é uma molécula totalmente estável, podendo sofrer mutações, ou seja, modificações em seus genes de forma aleatória, e que podem interferir em diversos aspectos da vida, essas mutações podem ser benéficas ou não e só podem ser transmitidas aos descendentes se estiverem relacionadas aos genes sexuais.

Por essa característica do DNA, populações que não são capazes de trocar seus genes, logo, também, não serão capazes de trocar as mutações adquiridas ao longo do tempo. Voltando ao nosso exemplo, a população 1 de geckos de um lado da cordilheira e a população 2 de geckos do outro lado, podem somar tantas mutações em seus genes que, quando se encontrarem em um mesmo espaço, não serão mais capazes de se reproduzir. Nesse momento, pode-se considerar que há o surgimento de uma nova espécie.

Vamos analisar uma questão do ENEM 2020?

Uma população (momento A) sofre isolamento em duas subpopulações (momento B) por um fator de isolamento (I). Passado um tempo, essas subpopulações apresentam características fenotípicas e genotípicas que as distinguem (momento C), representadas na figura pelas tonalidades de cor. O posterior desaparecimento do fator de isolamento I pode levar, no momento D, às situações D1 e D2.

A representação indica que, no momento D, na situação

a) D1 ocorre um novo fator de isolamento geográfico.

b) D1 existe uma única população distribuída em gradiente.

c) D1 ocorrem duas populações separadas por isolamento reprodutivo.

d) D2 coexistem duas populações com características fenotípicas distintas.

e) D2 foram preservadas as mesmas características fenotípicas da população original A.

Nessa questão, podemos perceber que no momento D1, as populações voltam a se encontrar, mas não se tornam homogêneas porque não há fluxo gênico entre elas, se encontram em isolamento reprodutivo. O momento D2, nos mostra que, embora as populações tenham sido separadas, quando se encontram novamente, se reconhecem e conseguem estabelecer fluxo gênico, através da reprodução, se homogeneizando. Como as mutações são aleatórias e acontecem ao acaso, nem sempre geram uma nova população.

Resposta Correta: C.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.