Estão Abertas as Inscrições Para o Sisu 2016/1 – Saiba Como Participar

Foram abertas, às 0h desta segunda-feira (11), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2016/1), para disputa de mais de 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O sistema utiliza exclusivamente as notas do Enem 2015 como critério para classificação dos candidatos, portanto pode se inscrever qualquer um que tenha realizado o exame e obtido nota maior que 0 na redação.

O processo de inscrição é gratuito e deve ser feito unicamente pela internet, até às 23h59 da próxima quinta-feira, 14 de janeiro. Primeiramente o candidato deve acessar a página do Sisu e então entrar no sistema, informando o número de inscrição e a senha da última edição do exame nacional. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la por meio destes passos.

Após logar no Sisu, o estudante poderá fazer a consulta de vagas disponíveis por município de oferta, instituição ou curso desejado. Cada concorrente deverá escolher duas opções de curso, por ordem de preferência.

sisu2016

Ao fazer cada uma de suas escolhas, o estudante deverá optar pela modalidade de disputa entre as disponíveis: ampla concorrência ou como cotista. Caso a pontuação do Enem não atinja as notas mínimas para inscrição em determinada opção de curso, o sistema irá emitir uma mensagem informando. Após certificar-se da decisão, basta clicar no botão que confirma a inscrição.

É importante compreender que o sistema atualizará, a cada madrugada, durante o período de inscrições, as notas de corte e a classificação parcial dos candidatos para suas respectivas escolhas. Com base nessas informações será permitido alterar as opções escolhidas, caso convenha. Não há limite para mudanças, sendo consideradas apenas os últimos registros.

Ao término da fase de inscrições, o resultado com a lista de aprovados na chamada regular será publicado na próxima segunda-feira, 18. Quem for aprovado terá prazo entre 22 e 26 seguintes para providenciar matrícula presencial na instituição de oferta do curso. Já aqueles que não forem selecionados poderão se cadastrar na lista de espera, no próprio sistema, entre 18 e 29 de janeiro. As chamadas da lista começarão a partir de 4 de fevereiro.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.