Conforme previsão do próprio Ministério da Educação, foram abertas, há poucos minutos, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Nesta primeira edição do Sisutec, estão sendo ofertadas quase 240 mil vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já terminou o ensino médio. Os interessados devem ficar atentos e, de preferência, realizar sua inscrição o mais rápido possível, já que o período para se inscrever acaba na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.

CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição no Sisutec.

Vale destacar que a seleção será feita de acordo com o desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado (Enem 2012).

Das 239.792 vagas em jogo, segundo ministro da Educação Aloísio Mercadante, 85% das vagas são destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral.

Pensando em número de vagas, veja abaixo quais são os principais cursos técnicos oferecidos:

  1. Informática – 23.292 vagas;
  2. Técnico em enfermagem – 14.263 vagas;
  3. Técnico em logística – 13.616 vagas.

Assim como acontece no Sisu, o Sisutec terá duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no dia 14 deste mês de agosto. As matrículas dos selecionados deverão ser realizados nos dias 15 e 16 do mesmo mês. Já o resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia 20.

Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula. A partir deste mês haverá o início dos cursos, de acordo com o Ministério da Educação.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.