O Ministério da Educação (MEC) abriu o prazo de inscrições para o Sisutec 2015. Os interessados têm até às 23h59 da próxima sexta-feira, 3 de julho, para se candidatarem as mais de 83 mil vagas disponibilizadas pelo programa.
Pode participar desta edição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica qualquer pessoa que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio de 2014 e conquistado nota maior que zero na prova de redação.
O concorrente pode acessar a página do Sisutec na internet e fazer a pesquisa de vagas por município, instituição ou curso. Após fazer sua escolha, o sistema permite realizar a inscrição em até duas opções de curso, na modalidade de ampla concorrência ou de cotista. Para isso, basta clicar no botão “Fazer inscrição” e logar com o número de inscrição e senha do Enem.
Vale esclarecer que, durante as inscrições, diariamente o Sisutec calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquela opção, por modalidade de concorrência.
Com tais informações o estudante sabe se está ou não entre os virtuais classificados e pode optar por alterar suas opções quantas vezes julgar necessário, até o final das inscrições.
Após o encerramento do prazo, o resultado com a lista dos aprovados na primeira chamada será publicado na própria página do Sisutec, no dia 7 de julho. O período para registro vai até o dia 10 do mesmo mês. Uma segunda convocação ocorrerá em 14 de julho, com matrícula dos selecionados até o dia 17 seguinte.
Esta edição do sistema oferece vagas gratuitas em instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica de 515 cidades de todos os estados brasileiros.