Estudando a alotropia na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um assunto muito importante e interessante da química, que é a alotropia. Para isso, além de apresentarmos os principais conceitos sobre a alotropia, vamos apresentar também a alotropia para diferentes compostos da natureza. Ao final da postagem, será apresentado um exercício que segue os moldes do Enem, para que você observe como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

A alotropia

Antes de falarmos sobre a alotropia, devemos explorar sobre um conteúdo muito simples, mas extremamente relevante para a química, que são os tipos de substâncias. Sobre os tipos de substâncias, podemos dividi-las em simples e compostas.

  • Substâncias simples: As substâncias simples são aquelas formadas por um único elemento químico. Por exemplo, temos o gás oxigênio (O2) e o gás hidrogênio (H2).
  • Substâncias compostas: Já as substâncias compostas são formadas por dois ou mais elementos químicos, como a amônia (NH3) e o cloreto de sódio (NaCl).

Entendido isso, podemos falar sobre a alotropia. A alotropia é um fenômeno químico onde um mesmo elemento químico determina diferentes substâncias simples. Essas substâncias recebem o nome de formas alotrópicas ou alótropos.

O elemento com alótropos mais conhecidos é o carbono. Os alótropos mais comuns do carbono são o grafite e o diamante, mas também existem outros compostos, como o fulereno e o nanotubo de carbono. No caso do grafite, os átomos de carbono são unidos de três em três, com formato hexagonal, enquanto os átomos do diamante são unidos de quatro em quatro, com a forma de um octaedro.

O oxigênio também possui alótropos conhecidos, que são o gás oxigênio (O2) e o gás ozônio (O3), que forma a camada de ozônio que nos protege contra uma maior incidência dos raios ultravioleta.

Também existem mais elementos com alótropos conhecidos, como o fósforo, enxofre e o ferro. No entanto, não é necessário decorar todos estes compostos e seu processo de formação, basta estar atento em relação ao funcionamento do processo da alotropia, conhecendo apenas alguns dos principais exemplos.

Questão sobre o assunto

Com o objetivo de ilustrar como este conteúdo é cobrado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que possui o mesmo modelo de exercícios que são cobrados no Enem. Além disso, o exercício permite ao estudante treinar o conteúdo explorado na postagem de hoje. Aproveite!

O elemento químico fósforo pode ser encontrado na forma de duas substâncias simples: o fósforo branco, que é usado na produção de bombas de fumaça e cuja inalação provoca necrose dos ossos, e o fósforo vermelho, que é utilizado na fabricação de fósforo de segurança e se encontra na tarja da caixa e não no palito. Sobre o fósforo, indique a alternativa correta”:

a)Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de alotrópicas.

b) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotérmicas.

c) A diferença entre as duas formas de apresentação de fósforo reside somente no estado físico.

d) O fósforo se apresenta na natureza de duas formas, chamadas de isobáricas.

e) Essas duas formas de apresentação do fósforo são chamadas de isotópicas.

Alternativa correta: a.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!