Estudando a condutividade térmica no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um tema que é muito importante para as questões de física do Enem, além de ser amplamente utilizado durante o dia a dia, que é a condutividade térmica. Para isso, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre este importante conceito, além de apresentarmos uma questão retirada diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

A condutividade térmica

A condutividade térmica, que também é denominada condutibilidade térmica em algumas situações, é uma propriedade muito importante para o nosso dia a dia, uma vez que possui uma série de aplicações em situações que ocorrem em nossas vidas. Se você já cozinhou qualquer alimento, com certeza deve ter percebido que os talheres metálicos aquecem de uma forma mais rápida, sendo necessário cuidado para não se queimar. E isso pode ser explicado pela condutividade térmica!

A condutividade térmica, representada pela letra κ , é uma propriedade que quantifica a capacidade dos materiais em conduzir calor. Sendo assim, materiais de alta condutividade térmica conduzem o calor de forma rápida, enquanto os matérias de baixa condutividade térmica conduzem o calor lentamente. No Sistema Internacional (SI), a condutividade térmica é medica em watt por metro-Kelvin (W/m.K).

Neste momento, não vamos nos preocupar com cálculos envolvendo a condutividade térmica, focando apenas nas aplicações desta propriedade. Por exemplo, se você precisa de um material que conduza calor rapidamente, o cobre é uma das melhores alternativas, uma vez que possui uma alta condutividade térmica. No entanto, se você deseja que o elemento conduza o mínimo de calor possível, é interessante utilizar um material de cerâmica, que possui baixa condutividade térmica.

Questão do Enem

Como ressaltamos ao longo desta publicação, a condutividade térmica é um assunto extremamente importante, uma vez que possui uma grande quantidade de aplicações em situações do nosso dia a dia e, consequentemente, costuma ser abordado com frequência nas provas do Enem e outros vestibulares importantes do país. Para que você entenda como este conteúdo pode ser utilizado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de ciências da natureza do Enem 2020 (aplicação digital), que utiliza o conceito teórico da condutividade térmica. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“Os materiais são classificados pela sua natureza química e estrutural, e as diferentes aplicações requerem características específicas, como a condutibilidade térmica, quando são utilizados, por exemplo, em utensílios de cozinha. Assim, os alimentos são acondicionados em recipientes que podem manter a temperatura após o preparo. Considere a tabela, que apresenta a condutibilidade térmica (κ) de diferentes materiais utilizados na confecção de panelas.

Qual dos materiais é o recomendado para manter um alimento aquecido por um maior intervalo de tempo?”

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Alternativa correta: E.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!