Estudando a corrente elétrica contínua e alternada no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre uma das áreas da física que mais caem nas provas do Enem: a elétrica. Para isso, estudaremos a seguir sobre a corrente elétrica, explicitando a diferença entre corrente elétrica contínua e a corrente alternada. Ao final, apresentaremos também um exercício retirado do próprio Enem, com o intuito de demonstrar como este conteúdo costuma ser abordado no exame.

Antes de explicarmos sobre as diferenças entre os dois tipos de corrente elétrica, vamos relembrar rapidamente o que é corrente elétrica. A corrente elétrica pode ser definida como o deslocamento das cargas negativas (elétrons) ocasionada por uma diferença de potencial elétrico entre os polos positivo e negativo de um condutor, ou seja, a corrente elétrica representa um fluxo de elétrons. Relembrado isso, vamos estudar primeiramente a corrente elétrica contínua.

Corrente elétrica contínua

Na corrente elétrica contínua, o fluxo dos elétrons possui um único sentido. A corrente elétrica contínua é a que chega em nossas tomadas, sendo as mais comuns de 127 e 220 volts. Além disso, também encontramos a corrente contínua em pilhas e baterias, uma vez que são aparelhos que não precisam de um grande deslocamento da energia. Isso ocorre pois a perda de energia da corrente contínua é muito elevado. Desta forma, quando necessitamos transportar a energia por longas distâncias, utilizamos a corrente elétrica alternada.

Corrente elétrica alternada

Na corrente elétrica alternada, o sentido do fluxo de elétrons é variável, oscilando de maneira senoidal ao longo do tempo. Como falamos acima, a corrente elétrica alternada é utilizada para o transporte de energia por longas distâncias, como o caminho realizado pela energia entre a usina e as residências. No entanto, não utilizamos a corrente alternada diretamente pois poderiam ser ocasionados choques fatais no interior das residências. Desta forma, a corrente é transformada nas proximidades das residências.

Questão do Enem

Com o objetivo de retratar como este conteúdo é abordado nas provas do Enem, apresentaremos a seguir uma questão retirada da prova de 2014 do Enem, que utiliza a corrente elétrica estudada em nossa postagem.

“Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda da garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como “benjamins” ou “tês”, devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

Os riscos citados são decorrentes da”

a) resistividade da conexão, que diminui devido à variação de temperatura do circuito.

b) corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.

c) resistência elétrica elevada na conexão simultânea de aparelhos eletrodomésticos.

d) tensão insuficiente para manter todos os aparelhos eletrodomésticos em funcionamento.

e) intensidade do campo elétrico elevada, que causa o rompimento da rigidez dielétrica da tomada múltipla.

Alternativa correta: b.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!