Estudando a erosão na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos estudar sobre um conceito extremamente importante e cobrado nas provas de geografia do Enem, que é a erosão. Para isso, além de estudarmos a definição de erosão, vamos estudar algumas das suas principais classificações. Na parte final desta postagem, apresentaremos também uma questão retirada diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como o assunto pode ser abordado durante o Exame Nacional o Ensino Médio.

A erosão

Antes de explorarmos as diferentes classificações da erosão, é importante compreendermos como funciona o processo. O processo de erosão pode ser entendido como o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo e do subsolo, em função de agentes erosivos, como é o caso da água, dos ventos e também dos seres vivos. Desta forma, há diversas maneiras que podemos utilizar para classificar as erosões, sendo os principais critérios: a velocidade da erosão, a intensidade e o agente causador.

Classificação dos processos de erosão de acordo com a velocidade

De acordo com a velocidade da erosão, podemos obter dois tipos principais, que são a erosão geológica e a erosão acelerada:

  • Erosão geológica: Neste processo, a erosão é lenta e gradativa, como ocorre na formação de vales por onde passam os rios.
  • Erosão acelerada: Como o próprio nome sugere, este processo é mais acelerado, e decorre da ação humana, destruindo ou danificando rapidamente o solo.

Classificação dos processos de erosão de acordo com a intensidade

Já em relação a intensidade do processo de erosão, temos 4 formas principais, que são as erosões laminares, os sulcos erosivos, as ravinas e as voçorocas:

  • Erosões laminares: O processo de erosão laminar é a “lavagem” do solo, ou seja, a retirada da camada superficial de sedimentos pela água da chuva ou pelo vento.
  • Sulcos erosivos: Já os sulcos erosivos são as estratificações deixadas pela água no solo, ou seja, aqueles “caminhos” que a água forma.
  • Ravinas: Por sua vez, as ravinas são buracos ou danificações mais severas e profundas no solo.
  • Voçorocas: Já as voçorocas são as erosões mais profundas do solo, atingindo até mesmo o lençol freático.

Classificação dos processos de erosão de acordo com o agente erosivo

Para finalizarmos esta etapa de classificação, temos ainda a classificação dos processos erosivos em função do agente erosivo. Neste caso, podemos ter as seguintes situações:

  • Erosão fluvial: A erosão fluvial é causada pela água dos rios, que pode provocar também o assoreamento dos rios.
  • Erosão pluvial: Já a erosão pluvial é provocada pela água da chuva, especialmente em solos sem vegetação.
  • Erosão eólica: A erosão eólica é causada pela força dos ventos que, além do intemperismo das rochas, também pode transportar os sedimentos superficiais dos solos.
  • Erosão marinha: Por fim, a erosão marinha é ocasionada pela água do mar, contribuindo para a formação das áreas litorâneas.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo da publicação, a erosão é um conteúdo muito importante para as questões de geografia, e que é frequentemente cobrado nas provas do Enem e demais vestibulares importantes. Para demonstrarmos como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem (segunda aplicação e Enem PPL), que aborda este importante conceito.

A erosão laminar tem origem na desagregação e movimentação de pequenas partículas do solo causadas pela ação da água. Para evitá-la, deve-se eliminar o desprendimento causado pelas gotas das chuvas que golpeiam o terreno.

ROCHA, J. S. M. Educação ambiental técnica para os ensinos fundamental, médio e superior. Santa Maria: Imprensa Universitária, 1999 (adaptado).

O processo erosivo descrito no texto é minimizado pela

a) inserção de pecuária extensiva.

b) manutenção da cobertura vegetal.

c) alteração da declividade do relevo.

d) construção de barreiras de contenção.

e) instalação de medidores pluviométricos.

Alternativa correta: b.

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A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
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