Estudando a Lei de Faraday no Enem 2021

Em nossa publicação de hoje vamos estudar sobre mais um assunto importantíssimo para a física, que é a Lei de Faraday! Para que você possa compreender corretamente este tema muito interessante, vamos apresentar os principais conceitos relacionados à Lei de Faraday, assim como as unidades das variáveis envolvidas nestes cálculos. Na parte final da publicação, será apresentada uma questão retirada do próprio Enem, para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

A Lei de Faraday

A Lei de Faraday, que também é denominada lei da indução eletromagnética, afirma que a variação no fluxo do campo magnético através de um material condutor induzirá o surgimento de uma corrente elétrica. Como o nome sugere, esse fenômeno foi descoberto por Michael Faraday em 1831 e é muito importante e utilizado até hoje, uma vez que esta lei demonstrou uma ligação direta entre fenômenos elétricos e magnéticos.

A formulação matemática da Lei de Faraday foi por Franz Ernst Neumann, e teve a adição de um sinal negativo proposto pelo físico Heinrich Lenz, fazendo com que a lei seja formalmente denominada Lei de Faraday-Neumann-Lenz. Ainda assim, será normal encontramos esta lei com o nome de Lei de Faraday, que é matematicamente dada por:

Em que ε é a força eletromotriz induzida, dada em volts (V), ΔΦ é a variação no fluxo magnético, dada em Weber (Wb) e Δt é a variação do tempo, dada em segundos (s).

Questão do Enem

Entender a Lei de Faraday, como mencionamos ao longo desta postagem, é de grande importância, uma vez que as questões envolvendo esta lei são frequentes quando o eletromagnetismo é cobrado em vestibulares importantes. Para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durantes as provas do Enem, vamos apresentar a seguir um exercício retirado da prova de 2020 do Enem, que aborda a Lei de Faraday de uma forma teórica. Aproveite para exercitar o conteúdo apresentado até aqui!

Em uma usina geradora de energia elétrica, seja através de uma queda-d’água ou através de vapor sob pressão, as pás do gerador são postas a girar. O movimento relativo de um ímã em relação a um conjunto de bobinas produz um fluxo magnético variável através delas, gerando uma diferença de potencial em seus terminais. Durante o funcionamento de um dos geradores, o operador da usina percebeu que houve um aumento inesperado da diferença de potencial elétrico nos terminais das bobinas.

Nessa situação, o aumento do módulo da diferença de potencial obtida nos terminais das bobinas resulta do aumento do(a)”

a) intervalo de tempo em que as bobinas ficam imersas no campo magnético externo, por meio de uma diminuição de velocidade no eixo de rotação do gerador.

b) fluxo magnético através das bobinas, por meio de um aumento em sua área interna exposta ao campo magnético aplicado.

c) intensidade do campo magnético no qual as bobinas estão imersas, por meio de aplicação de campos magnéticos mais intensos.

d)  rapidez com que o fluxo magnético varia através das bobinas, por meio de um aumento em sua velocidade angular.

e) resistência interna do condutor que constitui as bobinas, por meio de um aumento na espessura dos terminais.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!