Estudando as Principais Características dos Mamíferos

Depois de entender um pouco mais sobre os animais que dominaram o ambiente aéreo (leia o artigo), vamos estudar agora o grupo ao qual pertencemos, os mamíferos, animais que dominaram a maior quantidade de ambientes, fazendo-se presentes na água, como baleias e golfinhos, na terra, como homens, cachorros, vacas e ratos, e no ar, como por exemplo os morcegos.

A principal característica destes animais, que os diferencia dos abordados aqui anteriormente, é a presença de glândulas mamárias. Além disso, também possuem corpo recoberto por pelos, os quais tem como função a proteção e o isolamento térmico, já que, como as aves, os mamíferos são homeotérmicos. Outra diferença em relação aos outros grupos é a presença de glândulas sudoríparas, que produzem o suor, o qual auxilia na regulação da temperatura corporal.

Como os mamíferos estão presentes em diferentes habitats, existe uma série de adaptações diferentes de acordo com suas necessidades, já que alguns precisam nadar, outros correr, pular, voar, agarrar etc.

O sistema respiratório é caracterizado por pulmões; o sistema circulatório por um coração com dois átrios e dois ventrículos, com uma circulação dupla e completa; e o sistema excretor por rins e excreção de ureia.

Já o sistema digestivo varia de acordo com os hábitos alimentares do animal. Seu sistema nervoso é muito desenvolvido, dividido em central e periférico, o que possibilita maior inteligência e diferentes competências, como aprendizado e memorização. Sobre o sistema reprodutivo, podemos falar que os mamíferos são dioicos, sua fecundação é interna e seu desenvolvimento direto.

Da esquerda para direita: (superior) Ornitorrinco, tamanduá, (inferior) canguru, cavalo.

Podemos dividir estes seres em três subclasses (imagem):

  • Prototheria, à qual pertencem animais ovíparos, como o ornitorrinco, também denominados monotremados;
  • Metatheria, à qual pertencem os animais com marsúpio, um tipo de bolsa que abriga os filhotes quando nascem, como é o caso do canguru e o coala, também denominados marsupiais;
  • Eutheria, à qual pertencem os animais com placenta, também denominados placentários, como é o caso dos seres humanos.

Fique ligado pois nos próximos artigos traremos uma tabela resumo, com as características dos animais estudados.

Até breve!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.