Estudando as radiações Alfa, Beta e Gama

Em nossa postagem de hoje, vamos discutir sobre um tema muito importante para as questões de química do Enem e vestibulares importantes, que são as radiações alfa, beta e gama. Para isso, vamos apresentar a seguir as principais informações referentes a estes tipos de radiação, destacando as suas características principais. No final da publicação, apresentaremos também uma questão retirada do próprio Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado durantes o Exame Nacional do Ensino Médio.

Radiação Alfa (2α4)

Começaremos a nossa lista pela radiação alfa, que também pode ser encontrada como partículas alfa ou raios alfa. As partículas são carregadas por dois prótons e dois nêutrons (ou seja, são os núcleos de hélio). A carga das partículas alfa é igual a +2 e o número de massa destas partículas é 4. Entre as três radiações aqui apresentadas, as partículas alfa são as que possuem o menor poder de penetração, sendo também as partículas mais lentas, com velocidade na casa dos 20 000 km/s.

Radiação Beta (-1β0)

Também denominadas partículas beta ou raios beta, estas partículas são elétrons, ou seja, possuem número de massa igual a 0 e carga igual a -1. As partículas beta possuem poder de penetração intermediário quando comparadas às demais partículas, e podem atingir uma velocidade equivalente a 95% da velocidade da luz (aproximadamente 285 000 km/s).

Radiação Gama (0γ0)

Por fim, temos a radiação gama, que também recebe o nome de raios gama. As radiações gama são ondas eletromagnéticas, que possuem número de massa e cargas nulas. Estas também é a radiação que se propaga com maior velocidade (com velocidade igual a velocidade da luz, 300 000 km/s) e possuem o maior poder de penetração entre as partículas aqui apresentadas.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo desta publicação, o conteúdo que envolve as radiações alfa, beta e gama são muito importantes para a química. Consequentemente, este assunto costuma aparecer com frequência não só nas provas do Enem, mas também em vestibulares importantes e conceituados em nosso país. Para demonstrar como este conteúdo pode ser abordado durante o maior exame do país, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da edição de 2020 do Enem (segunda aplicação e Enem PPL), que utiliza os conceitos das partículas alfa para solucionar o problema. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“Com a descoberta de emissões de energia do rádio-226, por Marie Curie e Pierre Curie, o fenômeno foi denominado radiação α (alfa) ou emissão α. Posteriormente, verificou-se que a emissão α na verdade são partículas correspondentes a núcleos de hélio formados por dois prótons e dois nêutrons. Assim, no decaimento α, um núcleo instável emite partículas α, tornando-se um núcleo mais estável (núcleo filho). Se um núcleo de rádio-226 emitir duas partículas α, o número de massa do núcleo filho será”

a) 226.

b) 224.

c) 222.

d) 220.

e) 218.

Alternativa correta: E.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!