Estudando e Compreendendo a Lua – Geografia no Enem

Em artigo recente sobre Geografia no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, estudamos os movimentos de rotação e translação da Terra (leia na íntegra). Mas além do nosso planeta, é importante também entender um pouco sobre a Lua, outro componente do sistema solar e que, mesmo distante, interfere em alguns aspectos naturais da Terra, como por exemplo as marés.

Na busca pela compreensão do que é a Lua, encontramos satélite natural da Terra. Mas o que é um satélite? Ao contrário do que muitos pensam, satélites não são apenas os artificiais que são mandados para o espaço a fim de obter e transmitir informações ou mapear a superfície terrestre. Um satélite é qualquer corpo que gira em torno de outro. A Lua é, portanto, um satélite da Terra.

Analisando o sistema solar como um todo, podemos encontrar mais de 150 luas. Enquanto a Terra possui apenas uma, alguns planetas possuem mais, como por exemplo Júpiter, no qual orbitam 62. Assim como os planetas, elas variam em tamanho, sendo que a lua que orbita a Terra tem um diâmetro de 3.474 km, enquanto o do planeta é de 12.742 km.

Assim como a Terra, a Lua faz movimentos de rotação, ou seja, em torno do seu próprio eixo, e translação, em torno do sol. Além desses, também há o movimento de revolução, em que a lua gira em torno da terra. Seu movimento de revolução dura aproximadamente 27 dias e 8 horas, que é conhecido como período sideral e é também o tempo necessário para completar seu movimento de rotação. Isso faz com que a face da Lua voltada para a Terra seja sempre a mesma. Já a translação dura o mesmo tempo que a da Terra, aproximadamente 365 dias.

Entretanto, nem sempre vemos a lua da mesma forma, o que muda é a parte iluminada pelo Sol que é visível da Terra. Essa diferença na iluminação dá origem às quatro fases diferentes:

  • Lua Cheia – quando a parte visível pela Terra está totalmente iluminada pelo sol
  • Lua Quarto Minguante – quando a parte iluminada começa a diminuir
  • Lua Nova – quando a parte visível encontra-se totalmente escura
  • Lua Crescente – quando o sol começa a iluminar a parte visível novamente.

Na imagem abaixo podemos ver a posição da lua, da Terra e do Sol durante cada uma das quatro fases. É importante atentar que cada fase dura cerca de uma semana e o ciclo total é de 29 dias 12 horas 44 minutos.

Relação Entre a Lua e as Marés

Como falamos anteriormente, a Lua é responsável por alterações das marés. Isso ocorre devido às forças de atração entre o planeta e o satélite. Quando o oceano está de frente para a lua ou na posição oposta ocorre a maré alta, que pode ser vista duas vezes ao dia. Entre os períodos de maré alta ocorre a maré baixa, também duas vezes ao dia. Como também há força de atração entre a Terra e o Sol, quando os três estão alinhados, a diferença entre as marés é maior.

Além das fases da Lua, alguns outros eventos são visíveis a olho nu, como por exemplo a super lua e o eclipse. Mas isso já é tema para o próximo artigo.

Até lá!

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.