Estudando os espelhos nas provas do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos abordar um assunto de grande importância para a física, que são os espelhos. Para isso, iremos estudar sobre os espelhos planos e os esféricos, apresentando também a diferença entre espelhos côncavos e espelhos convexos. Ao final, com o objetivo de demonstrar como este conteúdo é cobrado nas provas de física do Enem, vamos apresentar uma questão retirada do próprio Enem, que aborda o assunto da nossa postagem.

Espelhos planos

Vamos começar pelos que são mais utilizados em nosso dia a dia: os espelhos planos. Os espelhos planos são esses que possuímos em nossas casas, seja no banheiro ou no guarda roupa. Esse tipo de espelho é formado por uma fina camada de prata, que é depositada sobre uma superfície plana. Ao utilizar a superfície plana, este tipo de espelho apresenta algumas características importantes quanto à reflexão:

  • As imagens formadas possuem a mesma dimensão do objeto real;
  • As imagens são virtuais, ou seja, são formadas atrás do posicionamento do espelho. Justamente por isso, temos a impressão de que a imagem está mais longe do que a distância real entre o espelho e o objeto;
  • As imagens são direitas, ou seja, estão na mesma direção que o objeto espelhado.

Espelhos esféricos

Já os espelhos esféricos também são formados por uma fina camada de prata. No entanto, esta camada é depositada sobre uma calota esférica. O posicionamento da camada de prata é fundamental para os espelhos esféricos, uma vez que definirá se o espelho é côncavo ou convexo.

  • Espelhos côncavos: em um espelho côncavo, a camada de prata é depositada no interior da calota esférica. Desta maneira, o espelho côncavo possui o mesmo formato da parte interna de uma colher! De maneira geral, os espelhos côncavos são utilizados quando se deseja aumentar a imagem de um objeto.
  • Espelhos convexos: já nos espelhos convexos a película de prata é depositada na parte externa da calota esférica. Desta maneira, teremos que as imagens refletidas sejam sempre menores que o objeto real, mas o campo visual aumenta. Assim, os espelhos convexos são utilizados em supermercados e caminhões, para que se possua um campo visual maior, seja pelos colaboradores do supermercado ou pelos motoristas.

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo é normalmente abordado nas provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da própria prova do Enem, que registra muito bem o conteúdo abordado em nossa postagem.

A figura mostra uma superfície refletora de formato parabólico, que tem sido utilizada como um fogão solar. Esse dispositivo é montado de tal forma que a superfície fique posicionada sempre voltada para o Sol. Neste, a panela deve ser colocada em um ponto determinado para maior eficiência do fogão.

Considerando que a panela esteja posicionada no ponto citado, a maior eficiência ocorre porque os raios solares”

a) refletidos passam por esse ponto, definido como ponto de reflexão.

b) incidentes passam por esse ponto, definido como vértice da parábola.

c) refletidos se concentram nesse ponto, definido como foco da parábola.

d) incidentes se concentram nesse ponto, definido como ponto de incidência.

e) incidentes e refletidos se interceptam nesse ponto, definido como centro de curvatura.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!