Estudando os fenômenos ópticos no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um conteúdo muito importante para a física, que são os fenômenos ópticos. Para isso, vamos estudar sobre os principais fenômenos ópticos e, ao final, será apresentada também uma questão retirada do próprio Enem, a fim de demonstrar como este conteúdo é cobrado no exame.

Fenômenos ópticos

Os fenômenos ópticos são eventos que podemos observar a olho nu e que ocorrem em função da interação entre a luz e a matéria. Alguns dos fenômenos listados a seguir merecem destaque, e certamente vamos estudá-los adiante. No entanto, para este momento, devemos estar atentos aos nomes e principais características de cada um dos fenômenos.

Reflexão

A reflexão é um dos fenômenos ópticos mais conhecidos e, consequentemente, mais cobrados no Enem. A reflexão acontece quando a luz incide uma superfície refletora e retorna para o meio de propagação original. Podemos classificar a reflexão em regular e difusa:

  • Reflexão regular: Na reflexão regular, os ângulos de incidência e reflexão são iguais, assim como os raios incidente e refletido encontram-se no mesmo plano.
  • Reflexão difusa: Já na reflexão difusa, as situações descritas acima não acontecem, o que impossibilita ao indivíduo enxergar as imagens refletidas.
Refração

A refração é um fenômeno caracterizado pela passagem da luz através de dois meios diferentes (como o ar e a água, por exemplo). Quando a luz cruza dois meios diferentes, sua velocidade de propagação é alterada, o que leva a desvios laterais ao longo de sua trajetória.

Absorção

A absorção é um fenômeno em que a luz (ou parte dela) que incide sobre um corpo é absorvida. Os corpos capazes de absorver a luz são denominados corpos negros. Como grande parte dos corpos não são negros, apenas uma parte da luz emitida costuma ser absorvida.

Como você já deve ter percebido, foram feitas apenas definições teóricas sobre os fenômenos. Ao estudarmos estes eventos com maior profundidade, estabeleceremos equações e definições também importantes sobre o assunto. No entanto, este será um assunto abordado em nossas próximas postagens!

Questão do Enem

Para ilustrar como este conteúdo costuma ser cobrado nas provas do Enem, apresentaremos a seguir uma questão retirada do próprio Enem, que aborda sobre os fenômenos ópticos estudados anteriormente.

Alguns povos indígenas ainda preservam suas tradições, realizando a pesca com lanças, demonstrando uma notável habilidade. Para fisgar um peixe em um lago com águas tranquilas o índio deve mirar abaixo da posição em que enxerga o peixe.

Ele deve proceder dessa forma porque os raios de luz”

a) refletidos pelo peixe não descrevem uma trajetória retilínea no interior da água.

b) emitidos pelos olhos do índio desviam sua trajetória quando passam do ar para a água.

c) espalhados pelo peixe são refletidos pela superfície da água.

d) emitidos pelos olhos do índio são espalhados pela superfície da água.

e) refletidos pelo peixe desviam sua trajetória quando passam da água para o ar.

Alternativa correta: e.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!