Estudando os metais pesados no Enem

Em nossa postagem de hoje, vamos discutir sobre um assunto muito importante para as questões de química do Enem, que são os metais pesados. Para isso, vamos apresentar a seguir uma lista contendo os principais metais pesados da atualidade, destacando também as suas principais características. Na parte final da postagem, vamos apresentar também um exercício retirado do próprio Enem sobre o tema, para que você compreenda como o conteúdo pode ser abordado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Os metais pesados no Enem

Antes de comentarmos as principais características dos metais pesados, vamos apresentar a seguir os principais metais que são cobrados no Enem e demais vestibulares. Obviamente, a lista a seguir é grande, e não é necessário decorá-la. Sendo assim, vamos aos nomes:

  • Principais metais pesados: Potássio, bário, ferro, cálcio, cobre, zinco, níquel, magnésio, chumbo, arsênio, cádmio, mercúrio, cromo, cobalto e manganês.

Ainda existem alguns outros metais pesados que não foram mencionados nesta lista, mas que possuem uma utilização muito restrita e, consequentemente, aparecendo com uma frequência muito menor nas provas do Enem e vestibulares.

Depois de conhecermos quais são os principais metais pesados, vamos apresentar também as suas principais características, que estão listadas abaixo.

  • Massa atômica elevada: De uma forma geral, é tomada como referência a massa atômica do sódio (23g/mol).
  • Número atômico elevado: A referência, para este caso, é o número atômico do cálcio (20).
  • Massa específica elevada: Essa é a principal característica dos metais, que contribui para que recebam a característica de “pesados”. As massas específicas desses metais variam entre 3,5 e 7,0 g/cm³.
  • Capacidade de formar hidróxidos e sulfetos insolúveis em água. Esta característica também é muito importante para caracterizar os metais pesados.
  • Toxicidade e absorção altas para o corpo humano, o que faz com que estes metais sejam tóxicos e prejudiciais à saúde.

Questão do Enem

Como mencionamos ao longo desta publicação, os metais pesados possuem muito destaque na atualidade, uma vez que são importantíssimos para a química, mas devem ser devidamente tratados para evitar qualquer tipo de contaminação do meio ambiente. Sendo assim, este conteúdo costuma ser amplamente cobrado no Enem e demais vestibulares importantes. Para exemplificar como o conteúdo pode ser cobrado durante o Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do exame de 2020 (segunda aplicação e Enem PPL), que aborda o descarte do metais pesados e a contaminação do meio ambiente.

“Quando as pilhas, que contêm metais pesados, são descartadas no lixo comum, pode ocorrer o rompimento de sua blindagem e a liberação de seu conteúdo para o meio ambiente. Ao atingir o solo, um metal pesado pode ficar retido nas camadas superiores por três processos: reação com moléculas orgânicas que possuam oxigênio ou nitrogênio em sua estrutura, adsorção em argilas e minerais e reação com grupamento hidroxila, sulfeto ou metil, formando precipitado insolúvel. Com bases nas informações apresentadas, são suscetíveis de serem formados no solo os compostos:”

a) CdS e Zn(OH)2

b) Pb(OH)2 e Na2S

c) Ni(OH)2 e Cr(C2H5)2

d) CdSO4 e Pb(CH3CO2)2

e) Hg(CH3)2 e Ca(CH3CO2)2

Alternativa correta: A.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!