Estudando sobre a chuva ácida no Enem

Em nossa postagem de hoje vamos estudar sobre um assunto que é cada vez mais frequente em nosso dia a dia, assim como aparece em grande quantidade nas provas do Enem. Vamos falar sobre a chuva ácida. Para isso, vamos apresentar os principais conceitos relacionados à ocorrência deste fenômeno, assim como apresentaremos uma questão retirada do próprio Enem, para que você compreenda como este conteúdo pode ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio.

A chuva ácida

Como citamos anteriormente, a chuva ácida é um fenômeno que ocorre em regiões de elevado grau de industrialização, ou seja, na maioria dos polos industriais que possuímos. A chuva ácida pode ser definida como uma precipitação com acidez elevada, que é causada devido à grande concentração de ácidos, como o dióxido de enxofre (SO2). Você já deve saber, mas destacamos que a chuva ácida pode ocasionar graves prejuízos para o meio ambiente e para a saúde dos habitantes e outros seres vivos. Inclusive, a chuva ácida é conhecida por deteriorar até mesmo monumentos, como estátuas e outros itens.

A formação da chuva ácida ocorre a partir da evaporação da água da superfície terrestre para a superfície atmosférica, que entra em contato com gases liberados por indústrias e veículos e aumenta a acidez desta água. Apesar de parecer simples, este fenômeno traz uma série de consequências sérias para o ambiente, sendo as principais mostradas a seguir:

  • Em lagos e rios, desestabiliza o pH do sistema, o que causa a morte dos seres vivos ali presentes.
  • No solo, ocasiona a acidificação do terreno, deixando o solo menos fértil e mais propenso às erosões.
  • Nos grandes centros urbanos, ocasiona a corrosão de pedras, metais e tintas, prejudicando construções e pontos turísticos das cidades.
  • Nos seres humanos, pode ocasionar problemas pulmonares. Em alguns casos, os problemas podem evoluir para doenças mais graves.

Questão do Enem

Como citamos no início desta postagem, a chuva ácida é um assunto muito abordado nas provas do Enem, uma vez que se trata de um problema do cotidiano que relaciona diversas situações do nosso planeta. Com o objetivo de demonstrar como este conteúdo é cobrado durante o Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova do Enem, que aborda o conteúdo estudado na postagem de hoje.

Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, dentre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2), que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Um dos danos ao meio ambiente diz respeito à corrosão de certos materiais. Considere as seguintes obras:

I. monumento Itamarati – Brasília (mármore).

II. esculturas de Aleijadinho – MG (pedra sabão, contém carbonato de cálcio).

III. grades de ferro ou alumínio de edifícios.

A ação da chuva ácida pode acontecer em:

a) I apenas

b) I e II apenas

c) I e III apenas

d) II e III apenas

e) I, II, e III

Alternativa correta: e.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!