Estudei pouco para o Enem! E agora?

Todo ano é a mesma coisa! Milhares de estudantes sentem-se preocupados com a quantidade de seus estudos ao longo do ano. Basta perguntar para qualquer professor de Ensino Médio ou de cursinho pré-vestibular para confirmar que umas das frases mais comuns dos alunos restando poucos dias para o exame é a seguinte:

“ Parece que não estudei o suficiente. Estou preocupado!”

Claro que esse sentimento é absolutamente normal, principalmente quando olhamos para a importância do Enem e, consequentemente, para toda pressão que recai sobre os ombros dos candidatos.

Inclusive, muitos nos perguntam se adianta estudar esta semana, mesmo não tendo se dedicado durante o ano todo. Bom, valer a pena até vale. Só não ache que fará milagre e que terá resultado parecido com aqueles que se dedicaram desde o início de 2014.

Entretanto, independentemente de ter estudado pouco ou não, agora não é o momento de perder o equilíbrio. Afinal, qualquer nervosismo, seja qual for a origem, só irá atrapalhar seu desempenho.

Nos últimos dias, algumas recomendações ajudam a começar a “entrar no clima” do exame, com responsabilidade e tranquilidade adequados para o momento.

  • Faça exercícios físicos moderados, pois enquanto cansa o corpo, irá descansar a mente.
  • Relembre alguns conteúdos já estudados e que julga importante.
  • Caso sinta-se bem, pode se aprofundar em vários assuntos, sem problema.
  • Procure alguns temas que podem aparecer na redação. Leia-os e pratique escrevendo.

Por fim, para finalizar, a principal dica: Acalme-se! Como já dissemos anteriormente, perder o equilíbrio neste momento apenas fará com que tenha um desempenho pior do que conseguiria se estivesse calmo.

O momento agora é de lapidar os conhecimentos adquiridos e buscar o emocional ideal para mostrar tudo que sabe no próximo final de semana.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.