Eutrofização dos corpos d’água

A eutrofização consiste no aumento excessivo de nutrientes como fósforo (P), nitrogênio (N) e carbono (C) em corpos d´água, principalmente de lagos e represas em que há pouca movimentação. O termo se origina da palavra eutrófico (eu = verdadeiro; trophein = nutrir) podemos traduzir como “bem nutrido”. Esse fenômeno pode acontecer de forma natural, em que a matéria orgânica presente no solo é carreada naturalmente para os ambientes aquáticos ou de forma artificial, em que atividades humanas como despejo de esgoto doméstico contendo fezes e urina que são ricos em compostos nitrogenados, águas residuais da pecuária e indústria bem como o carreamento de fertilizantes e pesticidas provenientes da agricultura são jogadas em rios e lagos.

Em função desse desequilíbrio, ocorre um grande aumento da produtividade pela maior oferta de nutrientes e consequentemente a proliferação de algas e cianobactérias do fitoplâncton (organismos flutuantes nas colunas d’água), que, além de liberarem substâncias tóxicas aos organismos presentes nesse ambiente e aos humanos, forma uma grande cortina verde impedindo a passagem de luz e dessa forma, diminuindo a taxa fotossintética do ambiente.

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/floracao-de-cianobacterias/

Além disso, o aumento do fitoplâncton é acompanhado por um aumento também do zooplâncton, que se alimenta dessas algas. Esses organismos possuem um ciclo de vida extremamente curto, contribuindo ainda mais para o acúmulo de matéria orgânica na água e consequente crescimento da taxa de decomposição por bactérias e fungos aeróbicos, ou seja, que consomem no seu metabolismo, levando a uma baixa e até o esgotamento do O2 dissolvido em água, acarretando na morte de animais e outros seres aeróbios. Com isso, bactérias e fungos anaeróbicos proliferam-se, entretanto, são incapazes de degradar totalmente a matéria orgânica, originando produtos finais com odores desagradáveis.

Embora seja extremamente difícil controlar a produção de resíduos por atividades humanas, existem alguns esforços para o controle da eutrofização que hoje se configura como um dos maiores problemas da atualidade em corpos d´água superficiais. Estão dentre os esforços, a diminuição do uso de fertilizantes e pesticidas, controle de esgoto urbano e tratamento de efluentes industriais e ações corretivas em corpos d’água parcialmente eutrofizados.

Questão do ENEM

Agora que já aprendemos um pouco mais eutrofização, veremos uma questão retirada do ENEM para entendermos como o assunto é cobrado na prova.

(ENEM 2019). Observe o esquema que ilustra duas situações no ambiente marinho.

Qual é o processo responsável pela diminuição da concentração de oxigênio no lado B do esquema?

A) Lixiviação.

B) Eutrofização.

C) Volatilização.

D) Fermentação.

E) Bioacumulação.

Resposta: B

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like