Exemplo da importância da confiança em questões do Enem

Na semana passada, mais precisamente no dia 5 de março, publicamos um artigo mostrando a importância da confiança na hora de resolver questões, principalmente aquelas que envolvem leitura atenta e uma boa interpretação de texto, muito frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio. Se você não leu esse artigo, vale a pena conferir (clique aqui).

E para comprovar que a confiança na medida certa pode fazer toda a diferença, nada melhor do que exemplificar. Veja abaixo uma questão que apareceu no Enem e que, embora pareça difícil num primeiro momento, com concentração e foco, o estudante consegue chegar a resposta correta, mesmo não sabendo nada sobre o assunto!

Questão de Biologia do Enem 2010

A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie.

Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.

Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago 2010 (adaptado).

cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva.

* cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.

HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).

A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de

A) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.

B) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.

C) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.

D) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.

E) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.

 

Essa questão mostra como, mesmo não sabendo nada do assunto, diversas vezes o estudante pode conseguir encontrar a alternativa correta. Basta manter a confiança, a concentração e realizar uma boa leitura, pois as informações necessárias para resolvê-la estavam no próprio enunciado.

Ah! Caso ainda não tenha conseguido, a resposta correta da questão acima é a alternativa E.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.