Exemplo de Questão Envolvendo Filosofia no Enem

Em um de nossos artigos (clique aqui para ler a matéria), tratamos de alguns pontos da filosofia de Epicuro. Saber as ideias deste e de outros pensadores pode fazer toda a diferença na hora de sair na frente no Enem, como veremos na questão abaixo, retirada do caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias do Enem 2014 e resolvida pela professora Thayse Zambon Barbosa Aragão, bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela UNICAMP.

ENEM 2014 – QUESTÃO 13

Alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano.

EPICURO DE SAMOS. Doutrinas principais. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia. Rio de Janeiro: Eduff, 1974.

No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o homem tem como fim

a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) valorizar os deveres e as obrigações sociais.
c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação.
d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade.
e) defender a indiferença e a impossibilidade de se atingir o saber.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIO:

Alternativa A

Assim como é costume do Enem, essa questão também é iniciada por uma citação. O filósofo agora citado é Epicuro de Samos, apesar de ser menos conhecido do que Platão ou Aristóteles, ele também é um importante filósofo e essa questão vem resgatar suas reflexões. Para responder essa questão espera-se que o candidato não só conheça Epicuro como saiba quais são suas principais ideias filosóficas. Entre as principais delas, Epicuro procurou pensar os desejos e os prazeres como formas de alcançar a felicidade de forma segura e tranquila. É importante não confundir as ideias de Epicuro a qualquer forma de hedonismo: para ele o prazer e, por conseguinte, o desejo estão relacionados à Natureza, como, por exemplo, à saúde e às necessidades do corpo; ele preza a tranquilidade e foge dos excessos, assim como dos desejos frívolos e artificiais. O conhecimento das ideias de Epicuro, assim como e conjuntamente com a análise do trecho escolhido levariam o candidato à alternativa correta.

Como visto neste artigo, o pensamento dos principais filósofos pode ser tema de uma pergunta do Enem. Gostou de como esta questão foi resolvida? Para ver todas as questões das 6 últimas edições do Enem resolvidas e comentadas com a mesma riqueza de detalhes e precisão, CLIQUE AQUI e conheça nossas Apostilas Preparatórias para o Enem 2015.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Fernando Buglia
Fernando Buglia

Físico formado pela Unicamp, professor de cursinho pré-vestibular e um dos proprietários do portal infoEnem.