Na manhã de hoje, dia 29, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a expectativa do governo federal é atingir, neste ano, 400 mil contratos do Fies, programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Em 2013, o programa, que exige do estudante a participação no Enem, já registra 266 mil contratos assinados.

Segundo a presidenta, esses números são resultados da facilidade de acessibilidade ao financiamento. “(…) estamos facilitando a vida do aluno. Ele pode assinar o contrato do Fies em qualquer época do ano. Ele não precisa mais esperar o fim do ano ou o fim do semestre para pedir o financiamento”, afirmou.

Ainda segundo Dilma, 871 mil estudantes do país fazem cursos universitários com o apoio do Fies. Esse número representa mais de 12% do total de matrículas em universidades de todo o Brasil.

Outro ponto de destaque ressaltado pela presidenta foi a grande procura nos cursos de engenharia e medicina que têm, atualmente, 150 mil e 22 mil estudantes beneficiados pelo programa, respectivamente.

Dilma aproveitou a oportunidade para explicar como conseguir o Fies. “O primeiro passo é fazer o Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que é também a porta de entrada para todos os outros programas de acesso à educação superior, como o ProUni, que oferece bolsas nas faculdades privadas; o Sisu, que é o Sistema de Seleção Unificado, para as universidades públicas; as cotas, nas universidades federais; e o Ciência sem Fronteiras, que dá acesso a cursos no exterior. Além de ter feito o Enem, o estudante precisa estar matriculado em uma faculdade inscrita no Fies.”

Quanto à importância do programa, Dilma foi mais além. “Com o Fies, com o ProUni, com a ampliação das vagas nas nossas universidades federais e nos institutos tecnológicos, com a Lei de Cotas, nós estamos removendo aquelas velhas barreiras que durante muitos anos impediram os nossos jovens de entrar em uma universidade.”

 

Veja como arrebentar no Enem 2013!

 

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.