Algumas semanas após o ministro da educação Renato Janine Ribeiro confirmar que o governo iria abrir inscrições para o Fies ainda em 2015, a Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Fundo de Financiamento Estudantil ofertará mais 65,1 mil vagas no segundo semestre.
De acordo com a nota e confirmando o que o ministro já havia adiantado, terão prioridade na distribuição do benefício aqueles cursos que têm notas 4 e 5 nas avaliações do MEC, considerados de melhor qualidade. Além disso, também terão preferência as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, bem como cursos de interesse social e econômico, como engenharia, formação de professores e saúde.
Renato Janine também fez questão de deixar claro que, apesar destas diretrizes, cursos oferecidos nas regiões Sul e Sudeste e avaliados com nota 3 também terão sua fatia de participação garantida nesta segunda edição do Fies:
O objetivo é melhorar a igualdade das regiões, é melhorar a qualidade dos cursos ofertados e focar os cursos nas prioridades da sociedade brasileira.
Outra novidade em relação ao programa também foi anunciada: a partir de agora os graduandos com contratos ativos contarão com um desconto de 5% nas mensalidades que serão financiadas pelo fundo.
Informações mais detalhadas como período de inscrições e todas as regras serão divulgadas em Edital próprio que será publicado no Diário Oficial da União, em data provável de 3 de julho.
Com as mais de 60 mil vagas anunciadas para o próximo período letivo somadas as 252,5 mil já abertas no primeiro semestre, o Fies atinge a marca de 314 mil contratos para este ano.
Fonte: MEC
3 comments
Muito importante para as pessoas que estão interessadas, InfoEnem está de perabéns, as mensagens que tenho recebido tem sido de grande valia.