Fies 2018 Abre Inscrições, Veja Regras e Como Participar

Nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, o Ministério da Educação (MEC) abriu inscrições no processo seletivo do Fies 2018 – Fundo de Financiamento Estudantil, para oferta de 310 mil contratos de financiamento em cursos de instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

A novidade desta edição é que o programa se dividiu em três modalidades, sendo uma delas (Fies) para oferta de 100 mil benefícios a juros zero. As 210 mil oportunidades restantes dividem-se entre as outras duas faixas, que integram o chamado P-Fies, no qual há cobrança de taxa.

Veja na sequência todas as informações importantes para quem vai se inscrever nesta edição, como exigências para participar, passo a passo para inscrição e calendário.

Pré-Requisitos Para Disputar o Fies

Há uma condição comum para poder se inscrever nesta edição, que é ter prestado qualquer prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em diante, bem como ter conquistado média das notas de 450 pontos e desempenho superior a zero na redação.

Quanto aos critérios de renda, variam conforme cada modalidade do fundo de financiamento:

  • Fies – renda familiar de até 3 salários mínimos (R$ 2.862,00) por pessoa;
  • P-Fies – renda máxima da famila de 5 salários mínimos (R$ 4.770,00) por integrante.

Como Realizar o Cadastro e Inscrição no Fies 2018

As inscrições serão 100% grátis e online, devendo ser realizadas até às 23h59min de 28 de fevereiro, exclusivamente no site Fies Seleção. Basta seguir os passos abaixo.

  1. acessar o endereço eletrônico indicado e clicar em “Primeiro Acesso”;
  2. na tela seguinte será preciso incluir CPF e data de nascimento para recuperação das notas do Enem;
  3. cadastrar uma senha para posterior acesso ao sistema de inscrição, e um e–mail pessoal válido, para o qual será enviado o link de ativação do cadastro;
  4. acessar a caixa de entrada do e-mail informado e clicar no link de ativação enviado automaticamente após cadastro;
  5. retornar novamente a página do Fies Seleção, escolher a opção “Já sou cadastrado” e logar no sistema com o CPF e a senha informados anteriormente;
  6. preencher todos os campos com dados solicitados;
  7. selecionar um grupo de preferência com até 3 opções de curso dentre aqueles com vagas disponíveis, de acordo com perfil/interesse.

Vale mencionar que os candidatos poderão alterar suas opções de inscrição quantas vezes desejarem duerante a fase de cadastro, sendo considerado válido apenas o último registro.

Notas de Corte

A nota de corte consiste na menor pontuação para constar entre os potencialmente selecionados num determinado grupo de preferência, calculada com base na quantidade de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos neste mesmo grupo. Sua divulgação ocorrerá sempre que todas as vagas disponibilizadas para o grupo de preferência escolhido pelo candidato forem ocupadas.

Calendário do Fies 2018

Encerrada a etapa de inscrições, o resultado com a lista de aprovados na chamada regular para o Fies sairá em 5 de março, enquanto para o P-Fies será publicada em 12 de março, ambas no site do fundo.

Vale esclarecer, conforme as regras do Novo Fies (veja aqui), que as condições do financiamento precisam ser estipuladas entre o banco que irá conceder o empréstimo, a instituição de ensino e o aluno. Após a conclusão do curso, o valor da parcela dependerá da renda do estudante.

Segue o cronograma desta edição.

Cronograma do Fies 2018 – Portal infoEnem
EventoData / Prazo
Fase de Inscrições19 a 28 de fevereiro
Resultado Chamada Fies / Lista de Espera5 de março
Resultado Chamada Regular P-Fies12 de março
Confirmação Inscrição Aprovados Fies6 a 8 de março
Confirmação Inscrição Candidatos da Lista6 a 30 de março

 


Nota: Até a publicação desta matéria, por volta das 16h30min de 19 de fevereiro, as inscrições ainda não haviam sido liberadas no Portal Fies Seleção. Após às 19h o MEC atualizou a página do programa e os cadastros já podiam ser realizados normalmente.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.