Fies Adia Prazo Para Renovação de Contratos Até 29 de Maio

Conforme notícia divulgada ontem aqui no Portal infoEnem, o Ministério da Educação (MEC) considerava a possibilidade de adiamento do término do prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E, nesta quinta-feira (24), o ministro Renato Janine Ribeiro confirmou a prorrogação do prazo para aditamentos, que encerraria no dia 30 de abril, para o dia 29 de maio.

Conforme explicações do ministro, a medida foi tomada para garantir que os mais de 200 mil estudantes que ainda não aditaram seus contratos tenham tempo hábil para concluir a renovação.

O MEC tomou essa decisão, em conjunto com o FNDE, para dar mais segurança e tranquilidade aos estudantes que ainda buscam aditar seus contratos no sistema.

Vale esclarecer que, em função de dificuldades técnicas, muitos estudantes estão enfrentando problemas no acesso ao sistema e no processo de renovação dos contratos, causando insegurança e ansiedade. O aditamento dos contratos deve ser realizado no SisFies, página online do programa.

Outro fator que tem gerado dúvidas nos alunos são as instituições de ensino superior que reajustaram as mensalidades acima do índice autorizado pelo governo, que é de 6,41%. Mesmo nestes casos, o ministro garantiu que as matrículas serão renovadas:

No caso de haver discrepâncias quanto ao valor que a instituição quer cobrar, se quiser cobrar acima de 6,41%, o MEC vai discutir com a instituição, mas ele vai renovar a parte do aluno. O aluno pode ficar tranquilo porque todas as renovações serão asseguradas.

A decisão é válida somente para os contratos em aditamento. Desta forma, o prazo para novos contratos continua com encerramento marcado para a próxima quinta-feira (30).

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.