Fies: MEC Pode Prorrogar Prazo de Renovação de Contratos

O encerramento do prazo de renovação de contratos em andamento no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) está programado para ocorrer na próxima quinta-feira (30). Em meio a problemas e instabilidades do sistema online, muitos estudantes estão aflitos e inseguros de não conseguirem a renovação até o final do período.

Em resposta àqueles que precisam renovar contratos do programa, o novo ministro da Educação Renato Janine Ribeiro garantiu, nesta quarta-feira (23), no programa de rádio “Bom Dia Ministro”, que todos os beneficiados pelo Fies terão seus contratos renovados. Ele inclusive admitiu que, se for necessário, o prazo para renovação de matrículas poderá ser prorrogado:

Estamos vendo que todo dia aumenta o número de pessoas que renovaram seus contratos e aumenta também o número de pessoas que firmam novos contratos. Está, por enquanto, viável a data de 30 de abril para encerrar, mas se houver qualquer problema maior, não teremos problema em ampliar o prazo porque nossa prioridade é o estudante.

Quanto as dificuldades enfrentadas por muitos alunos no processo, Janine explicou que técnicos que trabalham para o Ministério da Educação (MEC) estão monitorando e ajustando o sistema para mantê-lo funcionando todo o tempo, porém a grande demanda de acessos gera problemas técnicos e instabilidades.

O ministro também recomendou que os usuários do Fies continuem “tentando insistentemente o tempo todo” acessar o sistema, dando pausas entre uma tentativa e outra.

Conforme dados do próprio MEC, divulgados nesta quarta-feira (22), o fundo de financiamento já registrou renovação de 84% dos 1,9 milhão de contratos ativos. Isso significa que 296 mil alunos ainda precisam regularizar sua situação nestes próximos 7 dias. Ainda conforme o balanço, 264 mil novos contratos já foram firmados no período.

O Fies consiste num programa do governo que oferece financiamento de cursos em instituições particulares de ensino superior a juros de 3,4% ao ano, sendo que o estudante só começa a quitar a dívida após 18 meses de sua graduação. Uma pontuação mínima no Enem é utilizada como um dos pré-requisitos para participação no fundo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.