Fontes energéticas na prova do Enem

Em nossa postagem de hoje vamos falar sobre um assunto cada vez mais em pauta na nossa sociedade, que são as fontes energéticas. Para isso, vamos apresentar as principais fontes energéticas renováveis e também as fontes não renováveis. No final desta postagem, vamos apresentar também uma questão retirada do próprio Enem, para que você observe como este conteúdo pode ser abordado durante o exame.

As fontes energéticas

Quando falamos nas fontes energéticas, estamos tratando dos meios que produzem a energia que é levada até a sua casa, e que somos cada vez mais dependentes. Para compreender melhor as fontes energéticas, o primeiro passo é identificar quais das fontes são renováveis e quais não são renováveis.

Fontes energéticas renováveis

As fontes de energia renováveis são aquelas que não se esgotam ao longo do tempo, como a energia eólica, uma vez que os ventos não irão se acabar. As principais fontes energéticas renováveis são:

  • Energia hidrelétrica: As usinas hidrelétricas são as grandes responsáveis pela geração de energia elétrica no Brasil. Nestas usinas, a energia mecânica proveniente da água dos rios é utilizada para movimentar turbinas, transformando esta energia em elétrica.
  • Biomassa: A biomassa consiste na queima de materiais orgânicos, como a lenha, bagaço de cana e outros resíduos. O gás carbônico resultante da queima destes materiais é utilizado pelas próprias plantas, o que faz da biomassa uma energia limpa.
  • Energia eólica: Como adiantamos no começo, a energia eólica utiliza a força dos ventos para movimentar turbinas, transformando essa energia mecânica em energia elétrica. A energia eólica também é uma energia limpa.
  • Energia solar: A energia proveniente da luz do sol pode ser aproveitada de duas maneiras diferentes. A primeira é a forma fotovoltaica, onde o efeito fotoelétrico dos painéis produzirá a energia elétrica. A segunda forma é a própria energia térmica, utilizando o calor do sol para o aquecimento de água.

Fontes energéticas não renováveis

Já as energias não renováveis são aquelas que se esgotam com o passar do tempo, ou seja, o recurso se esgota. As principais energias não renováveis são:

  • Combustíveis fósseis: Dentro dos combustíveis fósseis podemos incluir uma série de recursos utilizados atualmente, como o petróleo, o gás natural, o carvão mineral, o xisto, entre outros. Os combustíveis fósseis respondem por uma grande parcela da energia utilizada no mundo, mas também são os que mais poluem e responsáveis por grande parte do aquecimento global.
  • Energia nuclear: A energia nuclear não é poluente, mas extremamente perigosa, uma vez que os acidentes envolvendo este tipo de energia costumam trazer consequências gravíssimas para a população em geral. Apesar disso, a energia nuclear é utilizada em diversos locais devido a sua alta eficiência e grande geração de energia.

Como este conteúdo é cobrado no Enem

Mais do que conhecer quais os tipos de fontes energéticas que possuímos, é interessante para os alunos conhecer também sobre os impactos positivos e negativos que cada fonte pode oferecer. Para que você possa observar como este conteúdo é abordado durante as provas do Enem, vamos apresentar a seguir uma questão retirada do próprio Enem, que aborda uma das fontes energéticas renováveis!

“Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:

A) Redução da utilização elétrica.

B) Ampliação do uso bioenergético.

C) Expansão das fontes renováveis.

D) Contenção da demanda urbano-industrial.

E) Intensificação da dependência geotérmica.

Alternativa correta: c.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2020!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!