Funções Inorgânicas –  Ácidos, Bases, Sais e Óxidos

Quando falamos sobre funções em Química, é comum lembrar das orgânicas, formadas por átomos de carbono, como álcoois, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres… Entretanto, também é importante compreender as funções inorgânicas, ou seja, aquelas que não derivam de átomos de carbono. Estas funções, das quais falaremos agora, são os ácidos, as bases, os sais e os óxidos, e são agrupados desta forma por possuírem propriedades semelhantes.

Para fazer essa classificação, devemos primeiro entender a Teoria da Dissociação Iônica, apresentada por Svante Arrhenius em 1884. O químico, através de suas experiências, chegou à conclusão de que as soluções iônicas podiam transportar corrente elétrica devido à quebra da molécula iônica quando entrava em contato com a água, de modo que íons positivos (cátions) e negativos (ânions) eram formados, em uma reação denominada ionização.

Com isso, Arrhenius classificou os ácidos como aqueles compostos que sofrem ionização na água e liberam cátions H+. No exemplo abaixo, podemos observar a ionização do ácido clorídrico, que forma como cátion somente H+.

 

Já as bases são compostos que, em contato com a água, liberam como ânions somente OH- (hidroxilas), como é possível observar no exemplo abaixo. O hidróxido de sódio resulta em um cátion Na+ e um ânion OH.

 

Os sais são os compostos que, em contato com a água, liberam pelo menos um cátion que não seja H+ e um ânion que não seja OH, como ocorre com o cloreto de sódio, mostrado no exemplo abaixo.

Os óxidos são os únicos compostos, dentre as quatro principais funções inorgânicas, que não classificamos seguindo a Teoria da Dissociação Iônica. Estes compostos são aqueles que possuem dois elementos e o oxigênio é o átomo mais eletronegativo. Um exemplo de óxido é o dióxido de enxofre (SO2), em que o oxigênio é mais eletronegativo do que o enxofre. Se você não lembra o que é eletronegatividade, recomendamos que acesse o seguinte artigo – Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos.

Agora podemos então classificar um composto inorgânico como ácido, base, sal ou óxido, conceitos muito cobrados nos grandes vestibulares, principalmente no Enem.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.