Geopolítica: O Conceito de População em Idade Ativa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por levantar diversos dados econômicos do país, os quais podem ser utilizados para orientar a criação, manutenção ou extinção de políticas públicas. Um conceito importante e recorrente quando tratamos de indicadores socioeconômicos é o de População em Idade Ativa (PIA). Antes de adentrarmos nesses conceitos, que podem aparecer no caderno de Ciências Humanas do Enem, devemos salientar que todas essas classificações se baseiam em um período determinado de tempo, especificado no início do levantamento estatístico.

Inicialmente é necessário definir o conceito de trabalho que, para o IBGE, pode ser dividido em (i) ocupação econômica remunerada em dinheiro, produtos ou outras formas não monetárias; (ii) ocupação econômica sem remuneração, exercida pelo menos durante 15 horas na semana, em ajuda a membro da unidade domiciliar em sua atividade econômica, a instituições religiosas beneficentes ou em cooperativismo ou, ainda, como aprendiz ou estagiário. A partir dessa definição de trabalho é possível determinar qual porcentual da população efetivamente trabalha para, então, investigar o ramo de atuação, horas trabalhadas, o salário médio e mensal, entre outras características relevantes.

Agora que sabemos como dizer se alguém trabalha ou não, podemos entender a o conceito de População em Idade Ativa (PIA), a qual compreende a população economicamente ativa (PEA) e a população não economicamente ativa (PNEA). Podemos dizer que:

PIA = PEA + PNEA

De acordo com o IBGE, podemos definir cada um dessas populações como:

  • (a) População Economicamente Ativa (PEA): trata-se da quantidade de pessoas (potencial de mão-de-obra) que pode atuar em diversos setores da economia. É formada pela somatória da população ocupada – pessoas empregadas, empregadores, aqueles que trabalham por conta própria e não-remunerados – e população desocupada – pessoas sem trabalho, porém dispostas a trabalhar, de modo a realizar algum tipo de medida para voltar à atividade econômica (participando de processos seletivos, por exemplo).
  • (b) População Não Economicamente Ativa (PNEA): abrange todas as pessoas que não são classificadas como ocupadas ou desocupadas.

Segundo os dados divulgados no início deste ano, o Brasil atingiu aproximadamente 43,57 milhões de pessoas em idade ativa (PIA), sendo que 45,7% do gênero masculino. Nesse mesmo período, a população economicamente ativa (PEA) atingiu 24,29 milhões de pessoas, com 23 milhões de pessoas classificadas como ocupadas e 1,29 milhão como desocupadas.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.