De acordo com informações da Agência Brasil, o Ministério da Educação (MEC) vai criar em 2016 um exame específico para a retirada de certificado do ensino médio, dedicado para os maiores de 18 anos que ainda não cumpriram esta etapa escolar.
O ministro Aloizio Mercadante explicou que, apesar de valer para todos os cidadãos que não possuem o diploma, o foco deste novo exame será direcionado para os estudantes que estão concluindo a fase em programas como a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por exemplo.
Ainda conforme esclarecimento de Mercadante, a certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuará valendo normalmente, inclusive com as mesmas regras e critérios utilizados em outros anos (saiba mais). Segundo ele, a intenção é justamente oferecer uma possibilidade a mais por ano para essas pessoas conseguirem o almejado diploma:
Vamos manter no Enem o exame de certificação e criar outro exame só para certificar. Queremos dar mais oportunidade para que o jovem possa concluir as disciplinas e avançar no ensino médio.
Assim como acontece com o exame nacional, essa nova prova será organizada e aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), que ainda não forneceu detalhes como o modelo de prova a ser utilizado nem uma possível data de sua ocorrência.
Os dados do MEC revelaram que a demanda de certificação via Enem é de aproximadamente de 900 mil candidatos por ano, sendo que somente cerca 11% deles conquistam seu objetivo.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br