Guia de Profissão 2013 – Engenharia Química

De uma forma geral, Engenharia Química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas industriais. Assim sendo, o engenheiro químico desenvolve processos industriais que empregam transformações físico-químicas, criando, por exemplo, técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose.

Mas como toda engenharia, as pessoas formadas em engenharia química podem desempenhar inúmeras outras funções, como desenvolver produtos e equipamentos, pesquisar tecnologias mais eficientes, projetar e dirigir a construção de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

 

Média Salarial inicial

De acordo com o CREA-SP, o salário inicial médio é de R$ 3.732,00 (6 horas diárias).

 

Onde estão os melhores cursos?

Segundo o Guia dos Estudantes 2013, estes são os melhores cursos de Engenharia Química do país.

*lista em ordem alfabética e organizada por estado

 

Entrevista

Para conhecer um pouco mais sobre essa profissão, convidamos para um bate-papo o engenheiro químico Bernardo Kerches Navarro, formado no ano de 2008 pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e que atua no momento como Coordenador de Engenharia de Aplicação.

1- Porque escolheu o curso de Engenharia Química?
Sempre gostei de exatas, e como engenharia é um curso amplo, decidi fazer o vestibular. A química veio um pouco depois, após ver que o mercado de atuação é ainda mais amplo, mas eu também já tinha afinidade com a química.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
Muito bom. Não me arrependo em nada de ter feito. Como todas as engenharias o curso é bem puxado, necessitando de empenho. Dificuldade de encontrar o primeiro estágio. Hoje em dia o mercado está cada vez mais competitivo, portanto quanto antes o início, melhor será.

3- De maneira geral, existe muita confusão, principalmente por parte dos vestibulandos, quanto as diferenças entre os cursos de Química e Engenharia Química. Poderia elucidar um pouco, para nossos leitores, essas diferenças?
A diferença é simplesmente a MASSA! O químico trabalha com miligramas, gramas, litro. Já o engenheiro trabalha com toneladas, metro cúbico. Simplesmente a ordem de grandeza (em oportunidades). Hoje em dia a possibilidade de um engenheiro assumir altos cargos em uma empresa é infinitamente maior que o químico.

4 – Como é exercer a profissão de engenheiro químico? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Hoje o engenheiro tem um mercado enorme, e acredito que o engenheiro químico tenha um mercado ainda maior. Normalmente o engenheiro químico trabalha em processos industriais. Porém, eu optei pela área comercial, aplicando equipamentos em processos industriais, um dos motivos que me levam a crer que nós engenheiros químicos temos um grande mercado. Minha rotina se baseia principalmente em contatos com clientes, seja por telefone ou em campo mesmo, mas nunca deixando a engenharia de lado, o conhecimento é inerente ao bom vendedor.

5- No atual momento econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os engenheiros químicos?
O mercado estava um pouco estagnado desde o início do ano, mas tem demonstrado reação. Uma coisa é fato, para bons profissionais nunca faltará oportunidade, por isso vale a dica, quanto mais cedo começar e mais preparado estiver, estará sempre um passo a frente de seus concorrentes.

6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores que pretendem seguir a sua profissão. Fique a vontade!
Para todas as áreas faltam profissionais qualificados. Um ponto é fato, esteja preparado, pois as oportunidades aparecem e batem a sua porta mas você não pode agarrá-las. O mercado é carente de profissionais comprometidos, que realmente fazem a diferença.
Há uma metáfora interessante com relação ao seu comprometimento. É o bife a cavalo, que seria um bife com um ovo frito em cima. Quem você é? A galinha que botou o ovo e foi embora ou o boi que deixou o pedaço dele para atingir o objetivo?
Na grande maioria dos casos só vai depender de você, isso vai te colocar na frente de seus concorrentes.


 

Caso ainda não esteja seguro de sua decisão, ou simplesmente queira mais informações sobre a carreira, vale a pena visitar os sites e blogues que separamos na lista abaixo. Até a próxima sexta-feira, com mais uma matéria da série “Guia de Profissão 2013”!

http://engenharia-quimica.blogspot.com.br/

http://www.abeq.org.br/index.asp

http://eng-quimico.blogspot.com.br/

http://ouniversodoengenheiroquimico.blogspot.com.br/

http://reatorquimico.wordpress.com/2009/10/21/qual-e-a-funcao-de-um-engenheiro-quimico/

 

* A equipe infoEnem agradece ao engenheiro químico Bernardo, que atendeu prontamente nosso pedido e nos concedeu essa bela entrevista, esclarecendo um pouco mais de sua profissão aos nossos leitores.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.