Guia de Profissão 2013: Geografia

A geografia é a ciência que realiza a descrição da Terra além do estudo da sociedade e das ações que exerce na natureza. Dessa forma, esse profissional tem como foco o estudo do solo, do relevo, do clima, da distribuição das águas e da vegetação do nosso planeta.

Quanto as possibilidades do mercado de trabalho, embora a demanda maior seja por licenciados, os bacharéis também encontram boas oportunidades, pois podem ser contratados por órgãos públicos e empresas de consultoria para atuar no setor de análise ambiental e emitir laudos periciais relacionados a projetos de ocupação do solo urbano.

 

Média Salarial inicial
Segundo o MEC, o salário médio inicial é de R$ 1.451,00 (professor da educação básica na rede pública por 40 horas semanais).

Onde estão os melhores cursos?
De acordo com o Guia dos Estudantes 2013, estes são os 12 melhores cursos de Geografia do Brasil.

Entrevista
Para saber mais sobre as oportunidades da carreira, convidamos para um bate papo João Paulo Vicensio, formado em licenciatura em geografia pela Unesp rio claro em 2001 e mestre em geografia na área de epistemologia da geografia pela PUC -SP em 2011. Atualmente, leciona geografia no colégio Objetivo (Sorocaba).

1- Por que escolheu o curso de Geografia?

Escolhi o curso porque tive um excelente professor de Geografia no ensino médio chamado Edvaldo, que a cada aula aumentava o meu interesse pela área e que aos poucos me fez ver a profissão de professor como um projeto de vida.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.

No primeiro ano achei que tinha feito a escolha errada, pela organização do curso haviam muitas matérias de geografia física tratando de coisas que não são abordadas na geografia do ensino médio, fiquei perdido e sem entender muita coisa, isso só mudou no segundo ano quando em um trabalho de campo em Poços de Caldas…de repente descubro q tudo aquilo q eu tinha visto separado sobre geologia, clima, vegetação, solos, etc…na verdade são fenômenos integrados…e que o geógrafo na verdade procura enxergar relações invisíveis entre coisas visíveis…

3 –É a rotina de trabalho? Gostaríamos que falasse um pouco sobre o seu dia a dia.

No momento dou aulas em Sorocaba de manhã e a noite, os períodos mais estressante e difíceis são os de fim de semestre, quando além das avaliações para corrigir há muita pressão pelo cumprimento de prazos, em q os alunos desejam saber suas notas, os pais os resultados dos seus filhos (aprovados ou reprovados)…com exceção disso a rotina é tranquila…leio vários jornais e revistas na internet, pois preciso saber o q acontece no Brasil e no Mundo e preparo as minhas aulas a tarde.

4- No atual momento econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os geógrafos?

A maior oportunidade estão nos SIGs Sistemas de informação geográfica ou de georreferenciamento…na criação e suporte de plataformas que relacionem os diferentes locais e suas características e as informações que as pessoas buscam…como google maps, earth, aplicativos para iphone para acompanhar a chegada do táxi, pizza, encomendas e até para verificar onde estão os namorados ou namoradas…essa é uma área de atuação importante para o geógrafo, em crescimento e com falta de especialistas.

5- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!

A carreira de professor é difícil, seja pelo stress ou pela falta de reconhecimento pela sociedade e de financeiro, porém a sensação que eu tenho as vezes quado consigo ter 50 alunos prestando atenção em mim é indescritível…a que se considerar ainda que o principal mercado para os professores está na rede pública de ensino onde as condições de trabalho são abaixo daquilo que seria o mínimo necessário, assim sugiro ao interessado em cursar geografia focar sua carreira nas áreas de atuação ligadas ao Bacharelado em Geografia como os SIG´s (já mencionados na questão anterior) , elaboração de estudos de impactos ambientais, pesquisas populacionais e interpretação de dados estatísticos


*Nosso agradecimento especial ao geógrafo e professor João Paulo Vicensio, que atendeu prontamente ao nosso pedido e concedeu esta ótima entrevista.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.