Guia de Profissão 2013: Odontologia

De uma forma simplificada, a odontologia é a ciência que estuda os tratamentos dos dentes, da boca e dos ossos da face. Assim sendo, os dentistas são responsáveis pela manutenção da saúde bucal e pelo tratamento de problemas na boca que, muitas vezes, podem se refletir em todo o corpo dos pacientes. Esse profissional está apto a restaurar, extrair e limpar dentes, projetar e instalar próteses e realizar cirurgias.

Também ajuda na prevenção de doenças da gengiva, da bochecha e da língua. Dentre as diversas especialidades, merece destaque a periodontia (tratamento da gengiva) e a dentística restauradora, voltada para as características anatômicas, funcionais e estéticas dos dentes.

Quanto ao mercado para os profissionais, as principais opções encontram-se em consultórios próprios (que em geral, tem um alto custo de implantação devido aos altos custos dos aparelhos) ou em órgãos públicos.

 

Média Salarial inicial
Segundo o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Paraná, o salário médio inicial é de  R$ 1.740 para uma carga semanal de 20 horas.

 

Onde estão os melhores cursos?
De acordo com o Guia dos Estudantes 2013, estes são os 9 melhores cursos de Odontologia do Brasil.

 * lista organizada por estado e ordem alfabética
* lista organizada por estado e ordem alfabética

 

Entrevista

Para saber mais sobre as oportunidades desse profissional, convidamos para um bate papo a dentista Mayra Miguel, graduada no ano de 2012 pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Mayra tem seu próprio consultório, onde atua com clínica geral e endodontia (tratamento de canal).

1- Porque escolheu o curso de Odontologia?
Sempre quis realizar algum curso relacionado à área de saúde, quando estava cursando o último ano do ensino médio, foi convidada a fazer algumas semanas de estágio no consultório do meu dentista, então gostei bastante do ambiente e me identifiquei, optando assim por realizar esse curso.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
O curso de odontologia requer muita dedicação e empenho, geralmente na maioria das faculdades, inclusive na qual eu me formei, cujo curso é realizado em período integral. No início os alunos encontram bastante dificuldade na parte prática, visto que a maioria chega na faculdade sem tanta destreza manual, o que acaba adquirindo apenas no decorrer do curso. Outro fator relevante a ser destacado é que ao longo da graduação há necessidade de adquirir vários instrumentos e materiais de alto custo, o que pode vir a se tornar um fato limitador para os estudantes, haja vista que por se tratar, por muitas vezes, de curso em período integral, os graduandos não possuem condições de trabalhar e tais materiais precisam ser custeados por um terceiro.

3 – Como é exercer sua profissão? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
A rotina no consultório é bastante cansativa, tendo em vista que muitas vezes temos que terminar o expediente mais tarde que o horário comercial, pois grande parte dos pacientes prefere ir às consultas fora de seu horário de trabalho. Contudo, um dos pontos positivos é que o dentista possui autonomia para organizar seu horário. Devemos lembrar que há diversas áreas de atuação do cirurgião-dentista além da clínica, tais como: serviço público, hospitais, universidades entre outras.

4- No atual cenário econômico brasileiro, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais de Odontologia?
Atualmente, o mercado de trabalho encontra-se em expansão, contudo o dentista recém-formado deve buscar opções para se destacar no mercado de trabalho, como por exemplo, realizar cursos de aperfeiçoamento, capacitação ou especialização, os quais englobam as diversas áreas da odontologia.

5 – Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher ser dentista?
O cirurgião-dentista deve ser bastante organizado e detalhista, para poder elaborar e executar um bom plano de tratamento para seus pacientes. Além de uma boa formação acadêmica, o profissional também deve ter paciência e ser atencioso, para atender seus pacientes da melhor maneira possível.

6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
A escolha da nossa carreira profissional é uma decisão muito difícil, nessa época surgem várias dúvidas e muita insegurança. O aluno deve sempre buscar informação, ler bastante sobre o curso, pesquisar as áreas de atuação e, se possível, conversar com profissionais que já estão na área. Se possível, peça para acompanhar a rotina de um profissional por alguns dias para ver se você tem afinidade com a profissão.

Ainda não se decidiu? Então dê uma olhada nos sites e blogues relacionados a Odontologia que separamos abaixo. Até a próxima semana com mais uma carreira em nosso Guia de Profissão 2013!

http://cfo.org.br/

http://www.jornaldosite.com.br/

http://www2.dentistas.com.br/

http://www.abo.org.br/

http://tiodentista.com.br/

http://www.netdentista.com/

http://blogdeodontologia.com/

 

* Nota do site: Por motivos técnicos a nossa equipe ficou impossibilitada de publicar esta matéria do “Guia de Profissão 2013” na sexta-feira, dia das publicações da série. Pedimos desculpas aos nossos leitores pela falha e informamos que a parir da semana as publicações da coluna retornam às sextas-feiras, como de costume.

 


* A equipe infoEnem agradece à dentista Mayra Miguel, que atendeu prontamente nosso pedido e nos concedeu essa bela entrevista, esclarecendo um pouco mais de sua profissão aos nossos leitores.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.