Guia de Profissão 2013: Química

Podemos dizer que a química é a ciência que estuda as modificações e características dos elementos que encontramos na natureza. Esta importante ciência, através de técnicas específicas, desenvolve formas de sintetizar e purificar os elementos químicos. Um bom exemplo dessa importância é o fato de diversas substâncias químicas poderem ser criadas a partir da união de determinados elementos naturais.

Dessa forma, é evidente que a química está presente em todos os lugares e em todas as coisas que podemos visualizar. Tudo em nosso planeta é formado por partículas, substâncias e elementos químicos.

Estudando uma ciência tão ampla, é claro que o químico tem inúmeras oportunidades no mercado de trabalho, podendo atuar em diversos tipos de indústria, como a de alimentos, farmacêutica, petroquímica, agroindustrial e da moda, ou, ainda, trabalhar na busca de soluções para suavizar as mudanças climáticas. Para quem deseja se dedicar ao ensino, a demanda também é muito grande, já que há escassez de profissionais para dar aulas em escolas de Ensino Fundamental, Médio e cursinhos pré-vestibulares. Tanto que há outros licenciados, como biólogos e engenheiros, ocupando essas vagas.

 

Média Salarial inicial
Segundo o Sindicato dos Químicos e Engenheiros Químicos do Estado do Rio de Janeiro, o salário médio inicial é de  R$3.732,00 (referente a uma carga de 6 horas diárias).

 

Onde estão os melhores cursos?
Segundo o Guia dos Estudantes 2012, estes são os 13 melhores cursos de Química do país.

* lista organizada por estado em ordem alfabética

 

Entrevista
Para saber mais sobre as oportunidades (e dificuldades) do curso de química, convidamos para uma entrevista Jeferson dos Santos, graduado Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1992) e em Licenciatura pela Faculdade Oswaldo Cruz (2005), além de mestre, também pela Unicamp (1998). Atualmente Jeferson leciona para o Ensino Médio e também para o ensino superior e deve voltar em breve a realizar pesquisas para a Unicamp. Cabe ressaltar aqui, que ele também foi o responsável pelas resoluções/comentários das questões de Química das nossas Apostilas preparatórias para o Enem 2013.

1- Porque escolheu o curso de Química?
Esta resposta é simples – VOCAÇÃO. Fiz técnico em química e desde criança já tinha o gosto pela ciência química e o porque das coisas acontecerem e serem formadas.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
O curso foi fascinante, porém faltou a parte prática de aplicação, havia muito conceito. As principal dificuldade foi a falta de base, principalmente em matemática, pois a que tive no ensino médio foi muito fraca. A universidade, porém, nos dava muitas opções de pesquisa e carreiras a seguir.

3- Em geral, as pessoas têm muitas dúvidas em relação as diferenças entre os cursos de química e engenharia química. Para você, quais são as diferenças dos dois cursos, tanto em relação ao foco, quanto nas oportunidades de trabalho?
O químico relaciona-se diretamente ao processo e tem maior base para resolver problemas do porque de um produto estar saindo com determinado problema e melhorar suas propriedades, enquanto o engenheiro tem fundamentos melhores para desenvolver a planta da empresa,  suas máquinas e processo de produção.
Em relação ao mercado de trabalho, o químico tem campo além da própria indústria (onde o engenheiro concorre melhor e normalmente consegue também maiores salários), como no desenvolvimento e pesquisa em outros órgãos.

4 – Como é exercer a profissão de químico? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Não trabalhei diretamente na indústria e não posso opinar, portanto, nessa área. Porém, a atuação em pesquisa é muito gratificante do ponto de vista pessoal, nem tanto no financeiro, por enquanto. Além disso, no magistério me identifico e me realizo profissionalmente. O salário varia muito de instituição para instituição, mas liberdade de trabalho compensa muitas vezes a remuneração.

5- Neste momento econômico, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais da sua área?
O desenvolvimento econômico e científico pelo qual passamos no momento é um prato cheio para nossa profissão, em várias frentes de atuação somos uma classe em alta no mercado. Praticamente com emprego garantido em qualquer ramificação que escolhermos.

6 – Quais as principais características que você acredita serem necessárias para aqueles que cursam química e/ou exercem a profissão?
Sem dúvida dedicação, ética, raciocínio lógico e boa interpretação matemática.

7- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
Analise o que você gosta e não se preocupe demasiadamente com salário. Só é feliz e exerce bem o que se propõe aquele que ama o que faz.

Esta foi mais uma bela carreira que você conheceu detalhadamente aqui em nosso Guia de Profissão 2013. Sexta-feira que vem tem mais, não perca!

 


*Agradecemos ao professor/pesquisador Jeferson dos Santos, que colaborou prontamente com nossa série, concedendo esclarecedora entrevista.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.