Guia de Profissões 2014: Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo realizar estudos de processos para encontrar a melhor maneira para processar uma informação. O estudante desse curso estuda sobre diversos sistemas e suas aplicações.

Dando continuidade na nossa série “Guia de Profissões 2014“, convidamos para um bate papo o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Vitor Stachetti de Freitas.

 
1- Por que escolheu o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
Sempre fui apaixonado por computadores. Mais tarde optei por fazer um técnico de informática na Etec de São Roque e foi paixão à primeira vista. A partir daí decidi seguir com o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, pois o curso envolve muita coisa sobre programação, além de outras coisas que só fui descobrir durante o curso. Aqui, o curso tem duração de 3 anos e meio.

 
2- Na prática, sua visão sobre o curso mudou? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Na minha visão, o curso seria somente programação, porém, tenho muitas outras matérias, como administração, técnicas e modelos de desenvolvimento de software, cálculo, entre outras. Mas no geral, o curso ainda envolve muita programação. Minha rotina é basicamente estudar o dia inteiro. Mas sempre sobra algum tempo livre, o qual ocupo com atividades extracurriculares. Sou assessor de uma Empresa Júnior (Unitec Jr.), ajudo a organizar eventos dentro da faculdade e atualmente estou procurando bolsas de iniciação científica com meus professores.

 
3- Quais os principais benefícios e dificuldades de fazer esse curso?
Além da sala de aula, você irá ter sempre um “oráculo” (também conhecido como Google, a sua disposição). Você aprende sobre muitas linguagens e sobre especializações e certificações sobre a linguagem que você mais gostar. Tem muitas, muitas mesmo, oportunidades de trabalho durante a graduação. Por outro lado, ter matérias sobre mais de uma linguagem de programação resulta no fato de que nem sempre você vai gostar de todas. Muitas dificuldades aparecem durante o curso, por exemplo, nem sempre seu código vai executar de primeira, mas os professores estão aí pra te ajudar, e quando tem muitos trabalhos a fazer é necessária organização.

 
4- Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher esse curso?
Ter pelo menos um primeiro contato com computador e gostar de mexer e “fuçar” em tudo. Saber programar nem sempre é necessário, você pode desenvolver essa habilidade no decorrer do curso.

 
5- Gostaríamos que você dêsse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão.
Para quem optar por fazer Análise e Desenvolvimento de Sistemas, indico que procure saber todas as oportunidades dentro da faculdade. Faça sua graduação valer a pena, pois há muitas atividades extracurriculares que te irão te ajudar e ensinar muito. Seja sempre proativo. E por fim, se organize e saiba separar tempo para todas as suas atividades.

 


Nós, do portal infoEnem, agradecemos imensamente ao Vitor Stachetti de Freitas por ter atendido nossa solicitação e concedido essa ótima entrevista.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem.