Guia de Profissões 2014: Ciências Biomédicas

O curso de Ciências Biomédicas tem como objetivo a pesquisa de doenças humanas e formas de tratamento. O profissional dessa área terá contato com outros profissionais da área biológica, como médicos, farmacêuticos e bioquímicos. O profissional exerce sua função em hospitais, clínicas e laboratórios, tanto em empresas privadas como em órgãos públicos.

Para falar mais sobre o dia-a-dia do estudante deste curso, trazemos hoje uma entrevista com Rachele Santangelo, graduanda de Ciências Biomédicas na Universidade de São Paulo (USP).

 
1- Por que escolheu o curso Ciências Biomédicas?
Escolhi este curso porque a ideia de procurar a cura de alguma doença que ainda não tenha, como uma vacina ou algo que, de alguma forma, ajude a salvar vidas no futuro, me pareceu maravilhosa.

 
2– Na prática, sua visão sobre o curso mudou? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Na prática, eu descobri que as coisas levam muito tempo para acontecer, a pesquisa ajuda a muito longo prazo. Mas existe uma infinidade de coisas a serem pesquisadas, e portanto, se fazer pesquisa te fizer feliz, o tempo é só um instrumento necessário. As matérias que estudamos são relacionadas à biologia (biologia molecular, anatomia, patologia, microbiologia, fisiologia etc), temos química geral, orgânica, bioquímica e algumas matérias exatas como programação. O curso tem muitas aulas práticas de laboratório e durante sua graduação o aluno pode rapidamente frequentá-lo, fazendo uma iniciação científica, por exemplo.

 
3 – Quais os principais benefícios e dificuldades de fazer esse curso?
O benefício está no fato de que em algumas universidades (Universidade de São Paulo, por exemplo) o estudante pode frequentar um laboratório que realiza pesquisas de ponta logo no primeiro ano! O curso porém exige tempo de estudo e bastante empenho com o laboratório.

 
4- Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher esse curso?
Quem escolhe esse curso são geralmente pessoas curiosas que querem entender como as coisas funcionam no corpo humano e que gostem da área médica/saúde.

 
5- Gostaríamos que você desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão.
É importante pensar no ambiente de trabalho. Como o curso é muito voltado para pesquisa, o laboratório será sua segunda casa, então gostar desse ambiente é muito importante.

 


Nossos agradecimentos à Rachele Santangelo pela dedicação em compartilhar conosco a rotina e característica do curso.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.