Guia de Profissões 2014: Engenharia Civil

Engenharia Civil trabalha com a concepção, projeto, construção e manutenção de infraestruturas. Dentre as engenharias, a Civil é conhecida como a mais tradicional e é muito requisitada no mercado de trabalho.

Mas você sabe como é o dia-a-dia do estudante desse curso? Para nos ajudar nessa questão, Mauro Valcanaia, graduando em Engenharia Civil na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), nos concedeu essa entrevista.

 
1- Por que escolheu o curso de Engenharia Civil?
Escolhi porque sempre gostei de matemática e física. Foi mais uma decisão por eliminação dos outros cursos. Nunca tive sonho de ser engenheiro.

 
2– Na prática, sua visão sobre o curso mudou? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
Desde que entrei na faculdade, mudou muito. Eu não sabia direito o que iria fazer. Eu fazia estágio até pouco tempo atrás e aprendi muito. Eu acho que as atividades extracurriculares são uma ótima maneira de aprender, ir além do que é dado em sala. Mas em um curso como o meu, por exemplo, onde temos aulas todos os dias em quase todos os turnos, fica difícil praticar alguma atividade, ou estágio. É praticamente impossível. Além de não ter tempo por causa das aulas, também temos que nos dedicar aos estudos.

 
3 – Quais os principais benefícios e dificuldades de fazer esse curso?
Para mim, o maior benefício do meu curso é poder fazer algo que as pessoas usam todos os dias. No meu caso, projeto e estudo tudo relacionado às residências, trabalhos e lugares de lazer de todas as pessoas. É um trabalho, que, mesmo as pessoas não percebendo, está sendo usado o dia todo, todos os dias. É legal saber disso. As maiores dificuldades são os próprios desafios do curso. Matérias difíceis, inúmeros cálculos. Mas são dificuldades encontradas em todos os cursos, e também, passageiras.

 
4- Quais as principais características que você acredita serem necessárias para quem escolher esse curso?
Ter uma mente lógica e focada. É necessário um perfil de liderança no engenheiro civil.

 
5- Gostaríamos que você desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir seguir (ou não) a sua profissão.
Na Engenharia Civil, além de ser um amplo campo para se trabalhar, há um grande mercado no mundo atual. São coisas a se pensar na escolha da profissão. Uma das partes mais legais da civil, é a parte de ir para o campo, se sujar com cimento, areia, fazer concreto, assentar tijolos. Eu entrei na faculdade sem saber muito bem o que iria fazer, mas cada dia me apaixono mais (claro, tive que ser persistente, o segundo ano foi terrível). É uma profissão antiga, afinal, como seriam construídas as pirâmides sem conhecimento de estruturas?

 


Agradecemos ao Mauro Valcanaia por nos mostrar mais de seu curso e rotina.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.