Hidrografia do Brasil – Revisão de Geografia Enem

Somente observando nosso dia a dia, podemos perceber que a água é um dos bens mais importantes para a nossa sobrevivência. Isso pode ser notado na história desde as primeiras civilizações, como a Egípcia, que se instalava nas margens dos rios, até os dias atuais, como vimos na crise hídrica que aconteceu nos últimos anos em São Paulo. Entretanto, muitas vezes não entendemos como funciona a hidrografia do Brasil, quais são os principais rios, as principais bacias e seus percursos, assunto desta revisão de geografia para o Enem.

Nosso país caracteriza-se por uma abundância hídrica, concentrando cerca de 12% da água doce de todo o planeta. Porém, a distribuição desta água não é regular. Enquanto o Norte, uma das regiões menos populosas, abriga cerca de 70% da água, a região sudeste, com uma população muito maior, dispõe de apenas 6%. Além disso, muitos rios ainda são extremamente poluídos devido ao lançamento de resíduos sólidos e líquidos, como lixo, esgoto, agrotóxicos e resíduos industriais, entre outros.

Os rios largos e extensos, aliados ao relevo brasileiro, compõem espaços ideais para a instalação de usinas hidrelétricas, que fornecem a maior parte da energia consumida no país (cerca de 90%). Estes rios pertencem às diversas bacias hidrográficas que estão dentro do território brasileiro. Dentre as mais importantes, podemos citar a Bacia Amazônica, maior bacia hidrográfica do mundo, Bacia do São Francisco, Bacia do Tocantins e Bacia Platina.

Em relação às águas subterrâneas, o Brasil também abriga um importante reservatório, denominado Aquífero Guarani, que vai do Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, se estendendo ainda para o Paraguai, a Argentina e o Uruguai.

Existem dois tipos de rios, os perenes, que nunca secam, e os intermitentes, que secam durante algum período de estiagem no ano. No Brasil, a maioria dos rios é perene. Além disso, são pluviais, ou seja, alimentados pela água das chuvas, e exorreicos, pois desembocam no mar. Dentre os principais rios, podemos citar o Amazonas, Tocantins, Araguaia, São Francisco, Paraguai, Uruguai, Negro, Solimões, Xingu, embora existam muitos outros.

Podemos então associar esta hidrografia ao relevo, à vegetação e outras características físicas do Brasil, o que facilita ainda mais a compreensão destes aspectos.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.