Na última segunda-feira (17), o Governo Federal anunciou oficialmente que o Horário de Verão começará em 4 de novembro, primeiro dia de aplicação do Enem 2018 – Exame Nacional do Ensino Médio. Com essa mudança o presidente Michel Temer voltou atrás da decisão de duas semanas atrás, quando notificou que mudaria a data de início do adiantamento dos relógios para 18 de novembro, atendendo ao pedido do Ministro da Educação Rossieli Soares (veja a matéria).
Desta forma, à meia-noite de sábado (03) para o domingo (04), os habitantes de dez estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora, o que acarretará na mudança da hora local do início das provas em todo o país.
Isso certamente deverá causar confusão em inúmeros estudantes, levando ao atraso e consequente perda das provas, conforme havia argumentado o representante do Ministério da Educação (MEC) quando solicitou a mudança ao Presidente de República.
Este, por sua vez, esclareceu que mudou sua decisão para garantir a “segurança jurídica” em razão do decreto definido e já publicado no ano passado. Vale lembrar que, além disso, o Governo recebeu forte pressão da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores empresas áreas do Brasil, uma vez que esta alega que cerca de 3 milhões de passageiros teriam que adiar seus vôos por conta da alteração de última hora do Horário de Verão.
É importante mencionar ainda que, mesmo com muitas críticas ao governo por parte de estudantes, professores e todas as pessoas ligadas ao Enem, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, órgão responsável pelo exame, falhou ao “desconsiderar” ou simplesmente não perceber que o primeiro dia do Enem coincidiria com o dia da mudança nos relógios quando definiu as datas do exame em abril.
Indice
E Agora, o Que Muda na Prática?
Deixando o imbróglio do Governo de lado, o que interessa mesmo para os participantes é saber que horas deverão chegar no local de provas, que será divulgado em 22 de outubro, nos dias 4 e 11 de novembro.
Primeiramente vamos conhecer os estados que adotarão ao horário de verão 2018: Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Posto isso, devemos levar em conta que os portões de entrada do Enem 2018 serão abertos às e fechados às 13h, com início das provas às 13h30min, seguindo o Horário Oficial de Brasília. Já levando em consideração isso, o horário de verão e o fuso-horário de alguns estados, veja qual será a hora de abertura e fechamento dos portões no horário local de cada estado/região, para que as provas comecem simultaneamente em todo o Brasil:
Abertura às 12h e fechamento às 13h (horário local)
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Minas Gerais
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- São Paulo
Abertura às 11h e fechamento às 12h (horário local)
- Alagoas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Maranhão
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Rio Grande do Norte
- Sergipe
- Tocantins
Abertura às 10h e fechamento às 11h (horário local)
- Amazonas (com exceção de 13 municípios abaixo)
- Rondônia
- Roraima
Abertura às 9h e fechamento às 10h (horário local)
- Acre
- Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)
O MEC e o Inep afirmaram também que farão campanha com anúncios e propagandas na TV, rádio e internet divulgando amplamente os horários de início das provas em cada região e estado, a fim de amenizar a confusão e a abstenção das provas por confusão com as horas.
Fonte: Portal G1