O Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) anunciou adesão integral ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – como critério do vestibular para seleção de novos estudantes para seus cursos superiores.
A mudança já será válida para o processo seletivo com entrada em 2018, portanto os interessados em ingressar no instituto deverão prestar as provas do Enem 2017, que ocorrerão nos domingos de 5 e 12 de novembro e cujo período de inscrição abre no próximo dia 8 de maio (saiba mais).
Vale mencionar que, apesar da adesão integral ao exame nacional, o IFMG oferece dois meios de ingresso aos concorrentes: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que usa sempre as notas da última edição do Enem como base para classificação dos candidatos; e o vestibular próprio, que a partir da agora também considera apenas o resultado do exame.
Um das mais importantes instituições públicas de educação do país, o IFMG oferece hoje 70 opções de cursos, entre superiores de graduação e técnicos, todos gratuitos. Sua estrutura conta com
unidades sedes diversas cidades distribuídas por todo o estado: Belo Horizonte, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Piumhi, Ouro Branco, Ipatinga, Ouro Preto, Itabirito, Ribeirão das Neves, Ponte Nova, Sabará, Formiga, Santa Luzia, Bambuí, São João Evangelista, Betim e Arcos.
Vestibular Tradicional Permanece Para Cursos Técnicos
Para os cursos técnicos (não considerados cursos superiores) o Enem não será adotado, de forma que não houve mudanças. Nesta opção os candidatos continuam tendo que se inscrever no próprio IFMG e realizando os processos seletivos próprios, por meio de provas classificatórias, cujos editais também são divulgados no portal em determinados períodos do ano.
Para mais informações, acesse o Portal do IFMG na internet por meio do endereço eletrônico www2.ifmg.edu.br.
1 comment
Quantas filiais existem Minas Gerais e quais cursos superiores que IFMG oferece ?