IFPE adota Sisu e Sisutec para segunda entrada do vestibular 2015

No último dia 22 de setembro, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) anunciou que no seu vestibular 2015, que ofertará 5.427 vagas, irá adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e Sisutec para a segunda entrada dos cursos superiores e técnicos subsequentes. Dessas vagas, 382 serão destinadas ao Sisu e 2.160 vagas para o Sisutec.

Vale ressaltar que ambos os sistemas são gerenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e utilizam unicamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de selecionar os candidatos.

Todas as oportunidades serão oferecidas em 21 cidades diferentes e 15 campi, além dos polos de Educação à Distância. No total, são seis novos campi inaugurados em 2014, que também ofertaram vagas. São eles: Igarassu, Olinda, Palmares, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

As inscrições deverão ser realizadas no próprio site do IFPE, no prazo que vai de 1 a 19 de outubro. Da mesma maneira que aconteceu na edição anterior, o instituto irá conceder isenção da taxa de inscrição para os candidatos que cumprirem os pré-requisitos estabelecidos e realizarem sua solicitação online, no prazo que vai desta quarta-feira (24) até 26 de setembro. Os estudantes que se encaixarem nas cotas sociais ou vierem de escolas públicas não precisarão pagar a taxa de R$ 20,00 para cursos técnicos nem de R$ 40,00 para cursos superiores.

De acordo com as regras, terão direito à isenção da taxa os participantes oriundos das escolas públicas ou das escolas particulares (desde que comprovem terem sido beneficiados com bolsa integral), mulheres inseridas no programa Mulheres Mil e seus dependentes, da Rede Federal de Ensino, moradores da zona rural que se inscreverem em cursos de vocação agrícola, participantes do Proeja, da educação de Jovens e Adultos, e participantes do Proifpe, programa da instituição que visa o acesso e permanência no curso superior e o êxito do estudante no mercado de trabalho.

Veja abaixo a relação das vagas do vestibular 2015 do IFPE:

  • 792 – Ensino superior;
  • 1.627 – Técnico integrado (técnico e ensino médio juntos);
  • 2.708 -Técnico subsequente;
  • 120 – Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

Assim como no ano passado, do total de vagas, metade delas serão destinadas a estudantes inseridos nas cotas raciais (12,5% das vagas para negros, pardos e índios), ou sociais (estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo vão corresponder a 25% das vagas disponíveis; alunos com pais agricultores terão os outros 12,5% das vagas reservadas). A outra metade das vagas gerais será para a livre concorrência.

As provas ocorrerão exclusivamente no dia 23 de novembro e serão compostas por 30 questões. Já os candidatos aos cursos de nível superior terão que resolver 50 questões mais a redação.

A relação com os estudantes aprovados no processo seletivo será divulgada no site do IFPE, na data de 15 de dezembro.

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.