Impactos do Vazamento de Petróleo no Mar

Em diversas postagens aqui, no portal InfoEnem, discutimos sobre o petróleo, a sua importância e os processos que estão envolvidos na extração deste importantíssimo composto. No entanto, uma questão de grande importância ainda não foi discutida, que são os impactos causados pelo vazamento de petróleo no mar. Com base nisso, vamos apresentar a seguir os principais impactos do vazamento de petróleo no mar. Além disso, na parte final desta publicação, apresentaremos também um exercício retirado diretamente da prova do Enem, para que você compreenda como o conteúdo pode ser cobrado durante o Exame Nacional do Ensino Médio.

Impactos do vazamento de petróleo no mar

A maior parcela das reservas de petróleo do planeta está localizada nos oceanos, o que torna o processo de extração deste material custoso e perigoso, uma vez que podem ocorrer vazamentos de petróleo no mar. Estes vazamentos são perigosíssimos para o meio ambiente, visto que trazem desequilíbrios significativos para o local. Vejamos a seguir os principais perigos e desequilíbrios causados pelo vazamento de petróleo no mar:

  • Intoxicação dos animais marinhos: Uma das principais consequências do vazamento de petróleo no mar é a intoxicação dos animais marinhos. O contato destes animais com o petróleo pode prejudicar o sistema nervoso, podendo causar também asfixia e morte pelo aprisionamento no óleo.
  • Destruição do fitoplâncton: Outra consequência do vazamento de petróleo é a destruição do fitoplâncton. Isso porque, como o óleo e a água não se misturam, o óleo escuro do petróleo forma uma grande barreira escura que impede a penetração da luz. Bloqueando a luminosidade, o petróleo impede que o fitoplâncton realize fotossíntese, prejudicando toda a cadeia alimentar marinha.
  • Prejuízo do equilíbrio térmico das aves marinhas: As aves marinhas são muito prejudicadas pelo petróleo derramado no mar. Isso porque, quando o óleo cobre as penas destas aves, seu equilíbrio térmico é prejudicado, o que pode fazer com que as aves morram de frio ou de calor. Inclusive, outros animais podem ter o equilíbrio térmico prejudicado pelo petróleo.

Questão do Enem

Como você pôde acompanhar ao longo do texto, os problemas ocasionados pelo vazamento de petróleo no mar são tão grandiosos quanto a sua importância para a indústria na atualidade. Sendo assim, além de trabalharmos em ações para evitar ao máximo este tipo de situação, também devemos conhecer sobre os impactos deste tipo de vazamento, uma vez que o conteúdo é sempre lembrado nas provas do Enem e vestibulares importantes. Para exemplificar como este conteúdo pode ser abordado durante as provas do exame mais importante do país, vamos apresentar a seguir uma questão retirada da prova de 2020 do Enem. Aproveite para treinar o conteúdo estudado!

“Em 2011, uma falha no processo de perfuração realizado por uma empresa petrolífera ocasionou derramamento de petróleo na bacia hidrográfica de Campos, no Rio de Janeiro.

Os impactos decorrentes desse derramamento ocorrem porque os componentes do petróleo”

a) reagem com a água do mar e sofrem degradação, gerando compostos com elevada toxicidade.

b) acidificam o meio, promovendo o desgaste das conchas calcárias de moluscos e a morte de corais.

c) dissolvem-se na água, causando a mortandade dos seres marinhos por ingestão da água contaminada.

d) têm caráter hidrofóbico e baixa densidade, impedindo as trocas gasosas entre o meio aquático e a atmosfera.

e) têm cadeia pequena e elevada volatilidade, contaminando a atmosfera local e regional em função dos ventos nas orlas marítimas.

Alternativa correta: D.

Acesse o portal InfoEnem e tenha acesso aos melhores conteúdos e informações sobre o Enem 2021!

Por quê, Porquê, Porque e Por que: aprenda a diferença entre cada um para não errar no Enem!

A língua portuguesa é de fato muito rica e por isso traz um grande número de possibilidades para algumas palavras e isso, às vezes, pode causar dúvidas aos falantes de seu idioma. Uma dessas dúvidas mais comuns está ligada ao uso dos “porquês”. Na fala não há motivo nenhum para preocupação, mas na hora da escrita em norma padrão quase sempre é feita uma consulta para saber a diferença entre um e outro e não fazer feio no texto.
https://infoenem.com.br/por-que-porque-porque-e-por-que-aprenda-a-diferenca-entre-cada-um-para-nao-errar-no-enem/

O que é SiSU?

É o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) oferecem vagas a candidatos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
https://infoenem.com.br/como-funciona-o-sisu/