Inep Altera Horário e Data de Aplicação do Encceja 2017, Confira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou a alteração do horário e data de aplicação do Encceja 2017 – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Inicialmente marcadas para 22 de outubro (veja a matéria), as provas da avaliação agora serão realizadas no dia 19 de novembro, nos horários das 9h às 13h e das (turno da manhã) e das 15h30min às 20h30min (noturno), sempre no horário oficial de Brasília.

Além da edição nacional do Encceja 2017, a versão PPL do exame, aquela voltada especificamente para pessoas privadas de liberdade, também teve o dia de sua realização trocado. Em vez de ocorrer em 24 e 25 de outubro, o teste será aplicado em 21 e 22 de novembro, entre 9h e 13h na manhã e das 15h às 20h a tarde.

As mudanças foram confirmadas em documento publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 19 de setembro. Segundo esclarecimentos em nota da assessoria de comunicação social do Inep, a alteração das datas se deu por conta de atrasos na burocracia relacionada ao processo de licitação:

A mudança de data foi necessária em função de um atraso na homologação da licitação, o que inviabilizou a distribuição dos participantes nos locais de prova dentro do cronograma.

Já a troca de horários de início das provas, ainda de acordo com o instituto, foi feita para que os milhares de candidatos possam acessar os locais com maior tranquilidade, evitando imprevistos e consequentemente perda do exame por atrasos, especialmente pela vigência do Horário de Verão em vários estados nesta época do ano. Por conta de fuso-horário e horário de verão, em algumas cidades/estados os candidatos devem chegar até 3 horas mais cedo para corresponder ao horário oficial de Brasília, inviabilizando o início muito cedo nestes locais.

O Encceja 2017 será aplicado simultaneamente para 1.573.862 candidatos em 574 municípios de todos os estados brasileiros. Será usado para certificação do ensino médio e fundamental. Veja suas regras neste informativo.

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.