O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituiu a realização de oficinas para a elaboração e revisão de questões para o Banco Nacional de Itens (BNI), do qual são retirados os testes do exame.
Conforme a portaria, que foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União, as oficinas poderão ser “centralizadas e descentralizadas” e ocorrerão nos “ambientes seguros do Inep ou das instituições de ensino superior credenciadas conforme procedimentos descritos em editais próprios”. Ao todo 15 universidades e institutos federais foram selecionados em maio do ano passado.
Também serão chamados para os eventos os docentes credenciados no banco de colaboradores do Inep, e haverá supervisão de servidores indicados pelo próprio órgão.
Desta maneira, tal portaria permitirá que esses mesmos professores possam ser convocados a qualquer momento para eventuais oficinas de “força-tarefa”, caso o MEC identifique no BNI a necessidade de elaboração de mais itens de alguma disciplina ou área do conhecimento específica.
O BNI é o banco de dados que reúne as questões usadas em todos os exames realizados pelo MEC. Além do Enem, o banco fornece questões para as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para a Provinha Brasil, para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), entre outras.
Em 2012 estavam previstas duas edições do Enem, uma em abril e outra em outubro. A primeira foi cancelada, segundo o MEC por atrasos causados pelo processo judicial para cancelar o Enem de 2011, pela troca de ministros e também pela pequena quantidade de questões disponíveis no banco.
Notícias relacionadas:
- Segunda edição do Enem oficialmente cancelada
- Mercadante criará comissão para aprimorar o Enem
- Luiz Cláudio da Costa é o novo presidente do Inep
- Ministro não garante duas edições do Enem em 2013
- Mercadante assume Ministério e fala sobre o Enem