O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela organização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), instituiu a realização de oficinas para a elaboração e revisão de questões para o Banco Nacional de Itens (BNI), do qual são retirados os testes do exame.

Conforme a portaria, que foi publicada nesta sexta-feira (24) no Diário Oficial da União, as oficinas poderão ser “centralizadas e descentralizadas” e ocorrerão nos “ambientes seguros do Inep ou das instituições de ensino superior credenciadas conforme procedimentos descritos em editais próprios”. Ao todo 15 universidades e institutos federais foram selecionados em maio do ano passado.

Também serão chamados para os eventos os docentes credenciados no banco de colaboradores do Inep, e haverá supervisão de servidores indicados pelo próprio órgão.

Desta maneira, tal portaria permitirá que esses mesmos professores possam ser convocados a qualquer momento para eventuais oficinas de “força-tarefa”, caso o MEC identifique no BNI a necessidade de elaboração de mais itens de alguma disciplina ou área do conhecimento específica.

O BNI é o banco de dados que reúne as questões usadas em todos os exames realizados pelo MEC. Além do Enem, o banco fornece questões para  as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), para a Provinha Brasil, para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), entre outras.

Em 2012 estavam previstas duas edições do Enem, uma em abril e outra em outubro. A primeira foi cancelada, segundo o MEC por atrasos causados pelo processo judicial para cancelar o Enem de 2011, pela troca de ministros e também pela pequena quantidade de questões disponíveis no banco.

 

Notícias relacionadas:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.