De acordo com matéria publicada no portal IG, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) investirá R$ 2 milhões em editais para promover estudos e discussões sobre a correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. A declaração foi dada pelo presidente do órgão, Luiz Cláudio Costa, nesta quinta-feira (26), durante entrevista coletiva realizada na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Maranhão.
Conforme divulgado, o Inep está treinando, desde o início deste mês de julho, 4.300 corretores de redação em todo o Brasil. Costa explicou que além da capacitação dada neste mês, os corretores ainda terão uma semana, após a realização do Enem em novembro, para treinamento com o tema específico cobrado no exame.
O presidente do Inep também explicou que são checados mais de 3.400 itens de segurança e logística para a realização da prova. Os 5,8 milhões de candidatos da próxima edição do Enem farão o exame em 140 mil salas de 1.600 municípios do país. “Estamos trabalhando no sistema de segurança para que o participante tenha tranquilidade de fazer as provas. Com relação ao roubo de provas, isso é um crime, não é um problema de gestão ou logística”, disse, referindo-se a episódio de 2009 em que provas do Enem foram roubadas na gráfica que imprimiu o exame.
Tal medida deve ser divulgada na próxima segunda-feira, dia 30, juntamente com o guia sobre avaliações e correções da redação.
Veja também:
- Manual Enem 2012: Um presente do InfoEnem
- Leia nossos artigos sobre o Enem
- Inep prepara “Portal do Aluno” para o Enem 2012
- Inep apresenta mudanças para o Enem 2012
- Inep reune comitê de governança para o Enem 2012
- Inep publica o Edital do Enem 2012