Inep apresenta Guia de redação do Enem 2012

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), lançou na tarde de ontem, dia 30 julho, um guia para auxiliar e orientar os estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com o claro intuito de fixar (e esclarecer) os parâmetros de avaliação e de correção do  exame,  o guia da Redação no Enem 2012, que foi apresentado pelo próprio ministro da educação Aloizio Mercadante, contém 48 páginas e está dividido em quatro partes:

 

  1. Apresentação pelo presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa
  2. Detalhamento da Matriz de Correção da prova do Enem
  3. Análise da proposta de redação do Enem 2011
  4. Análise de redações nota 1.000 no Enem 2011.

As redações selecionadas que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011  aparecem no Guia com comentários ressaltando que seus autores “desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo” e demonstraram “domínio da norma culta de língua escrita”.

Segundo o guia, cada redação será avaliada por dois corretores independentes. Caso haja diferença superior a 80 pontos em qualquer competência ou maior que 200 pontos no total, a prova será reavaliada por um terceiro corretor. Persistindo as discrepâncias, uma banca avaliadora dará a nota final.

De acordo com o presidente do Inep, o objetivo do Guia é “tornar o mais transparente possível a metodologia de correção da redação, além de explicar o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas”: “Queremos que o Guia contribua para aperfeiçoar o estudo, exemplificar os critérios e mostrar como se faz uma boa redação”.

Já o ministro da Educação afirmou que “o guia vai trazer tudo que o aluno precisa saber sobre o que os avaliadores vão considerar para dar nota [na redação]. O estudante vai saber exatamente em que pode perder pontos e qual a estratégia para ter o melhor desempenho possível”. Além disso,  Mercadante garantiu que o número de avaliadores de redação será ampliado em 40%.

Quanto a distribuição, além de estar disponível na internet, 1,6 milhão de exemplares do guia serão entregues nas escolas da rede pública.

Cabe agora aos estudantes fazerem a sua parte.Você sabia que o título é opcional na elaboração da redação do Enem 2012? Esse é apenas um exemplo dentre as inúmeras informações importantes que constam no guia. Sua leitura é imprescindível a todos os candidatos.

Baixe aqui A redação no Enem 2012 – Guia do participante

 

Veja também:

 

0 Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


You May Also Like