Segundo o site www.odocumento.com.br, foram apresentados nesta quinta-feira, pelo presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa, na abertura da reunião ordinária do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) em Palmas (TO), o novo sistema de segurança do Enem e as alterações aplicadas na formulação das questões e na avaliação do exame .

O referido evento foi aberto pelos secretários do Tocantins, Danilo de Melo Souza, e do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed.

O presidente do Inep destacou os procedimentos que acredita garantir a máxima segurança possível à prova. Precauções que vão desde a preparação das questões que serão selecionadas por especialistas até a impressão e distribuição do exame.

Luiz Cláudio também esclareceu que, depois da criação de um Comitê de Governança, responsável por definir as principais questões relativas ao Enem, o edital ficou mais completo e este ano, pela primeira vez, não houve contestação jurídica e houve uma reavaliação sobre as redações do Enem e as formas de correção. “É preciso que o estudante tenha confiança no Enem”.

O presidente do Inep afirmou que será divulgado o Guia do Estudante, com orientações de como acontecem as avaliações, as correções, como solucionar as dúvidas etc. O INEP deve investir 2 milhões em editais para promover estudos e discussões sobre correção de textos.

Das mudanças apresentadas, pelo menos duas foram debatidas internamente no Consed, ambas relacionadas à concessão de certificações de ensino médio. O Inep tornou mais rigorosa a concessão ao subir para 450 a pontuação mínima dos candidatos maiores de 18 anos que não concluíram os estudos e também impediu que os estudantes regulares sem conclusão do ensino médio conseguissem se inscrever para obter a certificação.

 

Veja também:

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

InfoEnem
InfoEnem

Portal InfoEnem - O portal mais completo do Enem. 10 anos abordando os principais assuntos do maior vestibular do país. - Artigos; - Notícias; - Apostilas; - Cursos On-line.