Inep Confirma o Encerramento de Resultado do Enem Por Escola

Nesta sexta-feira, 15 de setembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou, por meio de nota publicada pela sua assessoria de comunicação social, o fim da divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem por escola.

Para quem desconhece, trata-se de uma tabela que continha as médias por escola (independente de ser pública ou privada) das proficiências obtidas pelos participantes concluintes do ensino médio que o instituto divulgava anualmente, desde que as unidades educacionais atendessem aos pré-requisitos como número mínimo de participantes e de dados oficiais do Censo Escolar.

De acordo com comunicado do Inep o fim da liberação do desempenho escolar calculado através do exame nacional já era uma “sugestão antiga das equipes técnicas responsáveis”, uma vez que possuía algumas inadequações, que são basicamente duas:

  1. A criação do chamado ranking do Enem por escolas, que passou a ser supervalorizado pela mídia e pelas instituições de ensino, especialmente as da rede particular, que muitas vezes inscreviam apenas seus alunos mais capacitados para manipular os resultados e obter melhores posições no referido ranking;
  2. Por utilizar a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI) para determinar o desempenho final dos candidatos, a qual define uma escala para cada área do conhecimento de forma independente, o cálculo de uma única média envolvendo todas as áreas representa um “grave equívoco metodológico”, de acordo com a atual gestão do Inep;

O instituto também reforçou que não objetivo do Enem fornecer dados relativos as escolas ou redes de Educação Básica. Afirmou ainda que tal avaliação será realizada de agora em diante pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o qual possui ferramentas mais apropriadas para mensuração da qualidade do ensino oferecido nas escolas e no sistema educacional brasileiro em geral.

O resultado do Enem por escola publicado em 2015 (veja aqui), portanto, foi o último a ser divulgado oficialmente.

Fonte: Portal Inep

Manual do SISU e PROUNI

Manual do SISU e PROUNI

Receba gratuitamente

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

Matheus Andrietta
Matheus Andrietta

Fundador do Portal InfoEnem.